Processos de ilustração digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeote, Rosangela da Silva-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ricardo Gomes Alves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:59:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:59:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252184-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252184-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta e analisa a ilustração digital e seus processos de produção sob a óptica comparativa às mídias analógicas, tratando de descrever em detalhes como a relação entre o observador/interator e a obra pode ser influenciada, de forma consciente ou não, pelo espaço e suporte em que ela se encontra. Também revisitando movimentos da história da arte e analisando como o avanço tecnológico vem a afetar o curso das próprias produções artísticas, se baseando em temas como a perda do objeto aurático de Walter Benjamin e a desmaterialização da arte, a ruptura da arte representativa, evidenciada pelas vanguardas europeias por Priscila Arantes. Toda uma pesquisa realizada com o intuito de enunciar ferramentas e processos de criação voltados para a área de ilustração digital utilizados na atualidade, pensando suas origens e verificando os benefícios que variados tipos de processos, digitais ou analógicos, trazem para a pluralidade no mundo artístico no geral.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents and analyzes digital illustration and its production processes from a comparative perspective to analogue media, trying to describe in detail how the relationship between the observer/interactor and the work can be influenced, consciously or not, by the space and support it is displayed. Also revisiting movements in art history and analyzing how technological advances affect the course of artistic productions themselves, based on themes such as the loss of Walter Benjamin's auratic object and the dematerialization of art, the rupture of representative art, evidenced by the European avant-gardes by Priscila Arantes. All research carried out with the aim of enunciating tools and creation processes aimed at the area of ​​digital illustration used today, thinking about their origins and verifying the benefits that different types of processes, digital or analogue, bring to plurality in the artistic world in general.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectImagens digitais-
Palavras-chave: dc.subjectArte e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectArte - História-
Título: dc.titleProcessos de ilustração digital-
Título: dc.titleDigital illustration processes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.