Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Benine, Ricardo Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Camilla Totti De Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:42:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:42:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252182 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252182 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this report is to describe the activities developed and the experiences learned during the compulsory curricular internship in instrumentation, carried out by the intern, an undergraduate student on the Bachelor's Degree in Biological Sciences - Full-time, at the Botucatu Biosciences Institute - IBB (UNESP). The internships were carried out at the following institutions: Argonauta Institute (Ubatuba-SP Rehabilitation and Depetrolization Centre), VIVA Green and Blue Institute (Ilhabela-SP), Guarulhos Municipal Zoo (Guarulhos-SP) and the Aquatic Mammals Foundation, at the Viva O Peixe-Boi Marinho Project (Barra do Rio Mamanguape, Rio Tinto-PB). In all the institutions, activities were carried out in the area of environmental conservation, dealing with topics such as ecology, ethology, captive animal behavior, environmental education, animal welfare, nutrition, veterinary medicine, wild animal management, the functioning of conservation units, monitoring wild and reintroduced animals, traditional and indigenous communities, ecotourism and community-based tourism, ethics and environmental legislation. In each institution, the objectives for environmental conservation were transposed into activities with different means of action, however, the nature of these activities in each and also their objectives meant that the four interacted in a complementary way, contributing to the trainee's professional training, covering different aspects that make environmental conservation such a broad theme and which also involves social, economic and political characteristics of society. | - |
Descrição: dc.description | O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas e as vivências aprendidas durante o estágio curricular obrigatório em instrumentação, realizado pela estagiária, estudante de graduação do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas-Integral, do Instituto deBiociências de Botucatu-IBB(UNESP).Os estágios foram realizados nas seguintes instituições: InstitutoArgonauta (Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba-SP), VIVA Instituto Verde e Azul (Ilhabela-SP), Zoológico Municipal de Guarulhos (Guarulhos-SP) e Fundação Mamíferos Aquáticos, noProjeto Viva O Peixe-Boi Marinho (Barra do Rio Mamanguape, RioTinto-PB). Em todas as instituições, foram desenvolvidas atividades voltadas para a área de conservação ambiental, tratando de temas como Ecologia, Etologia, Comportamento animal de cativeiro, educação ambiental, bem-estar animal, nutrição, medicina veterinária, manejo de animais silvestres, funcionamento das unidades de conservação, monitoramento de animais silvestres e reintroduzidos, comunidades tradicionais e indígenas, ecoturismoe turismo de base comunitária, ética e legislação ambiental. Em cada instituição, os objetivos para com a conservação ambiental foram transpostos em atividades com diferentes meios de atuação, no entanto, a natureza dessas atividades em cada uma e também seus objetivos fez com que as quatro interagissem de maneira complementar, contribuindo na formação profissional da estagiária, abrangendo diferentes aspectos que tornam a conservação ambiental um tema tão amplo e que envolve, também, características sociais, econômicas e políticas da sociedade. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoramento e manejo de fauna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento animal e etologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reabilitação e reintrodução de animais silvestres | - |
Título: dc.title | Relatório de estágio em instrumentação: o trabalho do biólogo na conservação de espécies e seus habitats | - |
Título: dc.title | Informe de pasantía en instrumentación: el trabajo del biólogo en la conservación de especies y sus hábitats | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: