
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Walter | - |
| Autor(es): dc.creator | Floreste, Brenda Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252161 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252161 | - |
| Descrição: dc.description | Partindo da ideia de sistemas de organização do conhecimento inclusivos, ou seja, que sejam desenvolvidos perante a seleção de termos multiculturais, que possam representar todas as pessoas que acessam as bibliotecas e unidades de informação, garantindo acesso a tais comunidades, este trabalho tem como objetivo trazer conceitos e definições acerca da Organização do Conhecimento (OC), dos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) e do multiculturalismo, e posteriormente uma análise de resultados de pesquisas de artigos em comparação com teses e dissertações que abordam relações entre a OC e a diversidade cultural. Os procedimentos metodológicos consistem em recuperar o conjunto de trabalhos analisados no relatório de Iniciação Científica, realizado anteriormente, ampliando-os com os resultados da busca por textos na ISKO - Brasil que abordam a temática cultural nos sistemas de organização do conhecimento. Os resultados mostram que, em âmbito brasileiro, não são encontradas muitas produções acadêmicas que se desenvolvem a fundo sobre a importante relação entre OC e a multiculturalidade. Assim, ressalta-se a importância de se construir sistemas preocupados com a multiculturalidade, que visem o melhor caminho para representação e recuperação da informação, de modo que, os usuários daquela comunidade sejam representados e que alcancem suas necessidades informacionais. | - |
| Descrição: dc.description | Starting from the idea of inclusive knowledge organization systems, that is, which are developed based on the selection of multicultural terms, which can represent all people who access libraries and information units, guaranteeing access to such communities, this work aims to bring concepts and definitions about Knowledge Organization (OC), Knowledge Organization Systems (SOC) and multiculturalism, and subsequently an analysis of research results of articles in comparison with theses and dissertations that address relationships between OC and cultural diversity. The methodological procedures consist of recovering the set of works analyzed in the Scientific Initiation report, carried out previously, expanding them with the results of the search for texts in ISKO - Brazil that address cultural themes in knowledge organization systems. The results show that, in Brazil, there are not many academic productions that develop in depth the important relationship between OC and multiculturalism. Thus, the importance of building systems concerned with multiculturalism is highlighted, which aim at the best path for representation and retrieval of information, so that users of that community are represented and meet their informational needs. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organização do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de organização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organization of knowledge | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organization systems | - |
| Título: dc.title | Multiculturalidade nos sistemas de organização do conhecimento: bases teóricas e análises | - |
| Título: dc.title | Multiculturality in knowledge organization systems: theoretical bases and analyzes | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: