A imaginação vigotskiana e reflexões acerca do ensino da arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBredariolli, Rita Luciana Berti-
Autor(es): dc.creatorSalles, Felipe Gustavo Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:19:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:19:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252147-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252147-
Descrição: dc.descriptionPensa-se a imaginação elaborada por L. S. Vigotski, na teoria histórico-cultural, como sistêmica na transformação da consciência pela generalização e estruturação dos elementos perceptíveis nos conceitos, os símbolos. As bases dessa imaginação pela memória, o pensamento e o manejo da matéria, como a fala ou o desenho a se ter como linguagem. Com as imagens, a imaginação possibilita uma relação mais complexa com a realidade, uma vivência (perezhivanie): o meio e a consciência. A vivência, ao se imaginar com coesão, produz, entre outras coisas, a arte. Daí, ter a imaginação e buscar a vivência transformadora da realidade, pela imaginação com os educandos, é central no ensino da arte.-
Descrição: dc.descriptionThe imagination elaborated by L. S. Vygotsky, in cultural-historical theory, is presented as systemic in the transformation of consciousness through generalization, and structuring of perceptible elements in concepts, through symbols. The bases of this imagination, through memory, thought, and a handling of matter, such as speech or drawing to be used as language. From these images, imagination enables a more complex relationship with reality, with the environment and consciousness, a conscience in reality(perezhivanie). The conscience in reality that you imagine with cohesion produces, among other things, art. Hence, having imagination as central in the art education, and seeking a conscience in reality transformative of reality through imagination with students.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934-
Título: dc.titleA imaginação vigotskiana e reflexões acerca do ensino da arte-
Título: dc.titleVygotskian imagination and reflections on art education-
Título: dc.titleLa imaginación vygotskiana y las reflexiones sobre la educación artística-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.