
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leite, Cesar Donizeti Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Giovanna Junqueira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:41:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:41:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252122 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252122 | - |
| Descrição: dc.description | A desvalorização da cultura e a antecipação dos conteúdos escolares para crianças pequenas é cada vez mais frequente nas instituições de ensino. A partir dessa percepção, este trabalho busca apontar possibilidades do trabalho com o teatro e as práticas teatrais dentro do contexto escolar, deixando a aula mais dinâmica, lúdica e atrativa para as crianças, assim, contribuindo imensamente para seu desenvolvimento social, pessoal, sócio - emocional, bem como das habilidades físicas. Dessa forma, além do incentivo à cultura, existe também uma quebra da alfabetização precoce, na qual as crianças, ainda muito pequenas, são obrigadas a passar longos períodos sentadas em suas cadeiras. Tendo o teatro na escola, existirão atividades em que as crianças poderão levantar, se movimentar, explorar ambientes, movimentos, vozes, sons etc, as quais não estão acostumados a vivenciar no dia a dia da escola. Desta forma, o teatro contribui para que o desenvolvimento das aulas e da criança, sejam melhores. Assim, neste trabalho serão encontradas as formas de incluir o teatro e as práticas teatrais no ambiente escolar e como este processo irá contribuir para o desenvolvimento das aulas e dos alunos. | - |
| Descrição: dc.description | The devaluation of culture and the anticipation of school content for young children is increasingly common in our culture. Based on this perception, this work will seek to point out possibilities for working with theater and theatrical practices within the school context, making the class more dynamic, playful and attractive for children, thus contributing immensely to their social, personal, socio-emotional development. physical skills. Thus, in addition to encouraging culture, there is also a break in this early literacy, in which children, still very young, are forced to spend long periods sitting in their chairs. Having theater at school, there will be activities in which children will be able to get up, move, explore environments, movements, voices, sounds, etc., that they are not used to experiencing on a daily basis at school, in this way theater contributes to the development of classes and the child, are better. Therefore, this work will find the best ways to include theater and theatrical practices in the school environment and how this process will contribute to the development of classes and students. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drama | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preschool education | - |
| Título: dc.title | Contribuições do teatro e das práticas teatrais na educação infantil | - |
| Título: dc.title | Contributions of drama and drama practices in early childhood education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: