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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Massi, Luciana | - |
Autor(es): dc.contributor | Moris, Carlos Henrique Aparecido Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Jhonathan Richard Vieira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:23:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:23:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252101 | - |
Descrição: dc.description | O currículo de química na Educação Básica brasileira esteve permeado por disputas sociais e políticas ao longo da história, incluindo a disputa pela criação da própria química como disciplina escolar. Para investigar essas disputas, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre mudanças curriculares no ensino básico de química no Portal de Periódicos CAPES. Um total de 12 publicações foram selecionadas por abordarem especificamente as mudanças no currículo de química. Os resultados mostraram que, inicialmente, a química era abordada junto a outras disciplinas que hoje conhecemos como ciências da natureza. A contextualização histórica inerente aos meados do século XX no Brasil levaram a mudanças curriculares e à formulação de uma química tecnicista e pragmática. No final do século XX, com o destaque de teorias pedagógicas que divergiam do tradicionalismo e tecnicismo, o foco no currículo escolar de química foi se aproximando, aos poucos, à realidade e contexto do aluno. Ao mesmo tempo, os vestibulares como forma de ingresso nas universidades, foram demonstrando impacto sobre a formulação curricular no ensino básico de química. Por fim, a reforma do Novo Ensino Médio trouxe consigo uma mudança considerável no currículo escolar de química, tanto em seu formato, proposto agora em forma digital no formato de slides, quanto em seu conteúdo, alheio ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Esse cenário suscitou a conclusão de que as mudanças curriculares no ensino de química no Brasil estão intrinsecamente relacionadas ao contexto histórico ao qual estão inseridas e que este tema é pouco discutido na literatura, em especial a reforma mais recente no novo Ensino Médio previsto na Lei n° 13.415, de 2017. | - |
Descrição: dc.description | The chemistry curriculum in Brazilian basic education has been permeated by social and political disputes throughout history, including the dispute over the creation of chemistry itself as a school subject. To investigate these disputes, a bibliographical review was carried out on curricular changes in basic chemistry education on the CAPES Periodicals Portal. A total of 12 publications were selected as they specifically addressed changes to the chemistry curriculum. The results showed that, initially, chemistry was approached together with other disciplines that today are called natural sciences. The historical contextualization inherent to the mid-20th century in Brazil led to curricular changes and the formulation of a technical and pragmatic chemistry. At the end of the 20th century, with the prominence of pedagogical theories that diverged from traditionalism and technicalism, the focus on the chemistry curriculum gradually came closer to the student's reality and context. At the same time, entrance exams as a way of entering universities were demonstrating an impact on the curriculum formulation in basic chemistry education. Finally, the reform of the New High School brought with it a considerable change in the school chemistry curriculum, both in its format, now proposed in digital form in slide format, and in its content, unrelated to the Programa Nacional do Livro e do Material Didático. This scenario led to the conclusion that curricular changes in chemistry teaching in Brazil are intrinsically related to the historical context in which they are inserted and that this topic is little discussed in the literature, especially the most recent reform of Law No. 13,415, of 2017. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química no Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudanças curriculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | História das disciplinas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conteúdos escolares de química | - |
Título: dc.title | Mudanças nos conteúdos escolares de química no Brasil: uma revisão bibliográfica | - |
Título: dc.title | Changes in school chemistry content in Brazil: a bibliographic review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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