Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Caldeira, Ana Maria de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Gimenez, Ana Paula Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:50:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:50:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252094 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252094 | - |
Descrição: dc.description | O ensino da astronomia na educação básica, embora tenha evoluído, ainda é composto por inúmeras dificuldades, enquanto processo de ensino aprendizagem. Portanto, o presente estudo consiste na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática, desenvolvida com apoio do uso de objetos de aprendizagem, visando a construção de uma aprendizagem crítica, significativa, reflexiva e ética. Assim, a pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, tendo campo de estudo, uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, onde os sujeitos foram alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa, a autora utilizou-se de apoio teóricos como Vygotsky, Fracalanza, Kenski, Langhi, Nardi,Valente, entre outros que trazem importantes contribuições e reflexões sobre o contexto de ensino da astronomia na educação básica e suas aplicações práticas, assim como a relevância de novas abordagens de ensino concebidas através do uso da tecnologia. No discorrer do trabalho, foram apresentadas considerações também sobre o uso de objetos de aprendizagem ao processo de ensino. Após estudo do material teórico selecionado e análise dos dados, obtidos por meio da avaliação aplicada sobre o produto educacional desenvolvido, conclui-se que um objeto de aprendizagem pode ser um aliado da educação contemporânea, desde que bem planejado e aplicado por profissionais dentro de uma perspectiva de formação contínua, na busca de melhores metodologias de ensino. | - |
Descrição: dc.description | The astronomy teaching in curricular education, although it has evolved, it is still composed of numerous difficulties during the teaching-learning process. Therefore, the present study consists of the elaboration, application and evaluation of a didactic sequence developed with the support of the use of learning objects aiming at the construction of critical, meaningful, reflective, and ethical learning. Thus, the research begins with a bibliographic review, with a qualitative approach, having as a field of study a public school in city of the São Paulo State, where the target audience were students of the 5th grade of elementary school. For the development of the research, the author used theoretical support such as Vygotsky, Fracalanza, Kenski, Langhi, Nardi, Valente, among others who bring important contributions and reflections on the context of teaching astronomy in curricular education and its practical applications, as well as the triangle of new teaching approaches conceived using technology. In the discrepancy of the work, considerations were also respected about the use of learning objects in the teaching process. After studying the selected theoretical material and analyzing the data obtained through the applied evaluation of the educational product developed, it is concluded that a learning object can be an ally of contemporary education as long as it is well planned and applied by professionals within a perspective of training continues in the search for the best teaching methodologies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática de astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequence of astronomy | - |
Título: dc.title | O aprender ciências: astronomia e tecnologia na construção de novas possibilidades | - |
Título: dc.title | Learning science: astronomy and technology in construction of new possibilities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: