
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lepre, Rita Melissa | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Aline Gabrielly Siqueira dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:47:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:47:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252078 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252078 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo busca identificar e analisar, na produção científica nacional de 2013 a 2022, artigos que relacionem os temas educação inclusiva e educação em valores, buscando constatar se o convívio com a inclusão em um ambiente escolar contribui para uma educação em valores morais. A pesquisa foi realizada mediante uma revisão sistemática da literatura, na qual teve como procedimento a formulação da pergunta de pesquisa, localização, seleção e análise dos artigos retirados das bases de dados: Scielo, BVS, Pepsic, BDTD e do buscador Google acadêmico. Foram localizados 327 artigos, que após as etapas de exclusões baseadas em critérios, reduziram para sete estudos, formando o corpus da revisão. Por meio da análise dos resumos e, posteriormente, dos textos na íntegra, concluiu-se que há uma relação entre o convívio inclusivo e o desenvolvimento de valores morais, sendo os sujeitos passíveis de mudanças atitudinais ao serem educados moralmente e aproveitarem do momento de interação para aprender a lidar com as diferenças, evitando o desenvolvimento de preconceitos. Como parte dos resultados são sugeridas pesquisas futuras que visam comparar ambientes inclusivos e não inclusivos para evidenciar ainda mais as relações com a formação de atitudes/valores/moralidade. | - |
| Descrição: dc.description | This study seeks to identify and analyze, in the national scientific production from 2013 to 2022, articles that relate the themes of inclusive education and education in values, seeking to verify whether living with inclusion in a school environment contributes to an education in moral values. The research was carried out by means of a systematic literature review, which involved formulating the research question, locating, selecting and analyzing the articles taken from the Scielo, BVS, Pepsic, BDTD and Google Scholar databases. A total of 327 articles were located, which after the exclusion stages based on criteria, were reduced to seven studies, forming the corpus of the review. By analyzing the abstracts and then the full texts, it was concluded that there is a relationship between inclusive living and the development of moral values. Subjects are susceptible to attitudinal changes when they are educated morally and take advantage of the moment of interaction to learn to deal with differences, avoiding the development of prejudices. As part of the results, future research aimed at comparing inclusive and non-inclusive environments is suggested in order to further highlight the relationship with the formation of attitudes/values/morality. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em valores morais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Convivência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education in moral values | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conviviality | - |
| Título: dc.title | Inclusão escolar e construção de valores morais: uma revisão sistemática de literatura | - |
| Título: dc.title | School inclusion and the construction of moral values: a systematic literature review | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: