Representações de estudantes do Ensino Médio sobre cientistas e a ciência: análise dos impactos de um design extensionista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBego, Amadeu Moura-
Autor(es): dc.contributorFerrari, Tarso Bortolucci-
Autor(es): dc.creatorMaester, Luana Caroline Tonhetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:10:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:10:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/252042-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252042-
Descrição: dc.descriptionAs concepções sobre natureza da ciência na maioria das vezes são deformadas e distorcidas devido a um modelo de ensino tradicionalista e uma divulgação científica precária. A fim de analisar se há alterações nas concepções dos estudantes, comparamos as visões de alunos de Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Araraquara, anterior e posteriormente a uma atividade extensionista de visita à universidade, no Instituto de Química da Unesp de Araraquara, acerca das questões sobre ciência e visão sobre o cientista. A atividade científica conta com experimentação, aula e visitas. Os dados foram coletados por meio de desenhos e entrevistas reflexivas com a técnica de lembrança estimulada. Os alunos, em sua maioria, apresentaram no final da intervenção um melhor entendimento sobre ciência e cientistas.-
Descrição: dc.descriptionThe conceptions about the nature of science are often deformed and distorted due to a traditionalist teaching model and inadequate scientific dissemination. In order to analyze if there were changes in the students' conceptions, we compared the views of high school students from a State School in the city of Araraquara, before and after an outreach activity visiting the university, specifically the Institute of Chemistry at Unesp Araraquara, regarding issues about science and their perception of scientists. The scientific activity involved experimentation, lectures, and visits. Data was collected through drawings and reflective interviews using the stimulated recall technique. Most of the students, by the end of the intervention, showed an improved understanding of science and scientists.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCientistas-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectScientists-
Palavras-chave: dc.subjectDrawings-
Palavras-chave: dc.subjectImagination-
Palavras-chave: dc.subjectStereotypes-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Título: dc.titleRepresentações de estudantes do Ensino Médio sobre cientistas e a ciência: análise dos impactos de um design extensionista-
Título: dc.titleRepresentations of high school students about scientists and science: analysis of the impacts of an extension design-
Título: dc.titleRepresentaciones de estudiantes de secundaria sobre científicos y ciencia: análisis de los impactos de un diseño de extensión-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.