Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Luciana Maria Lunardi | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Camila Dantas | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Gustavo Boldrim | - |
Autor(es): dc.creator | Serodio, Natália Arias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252036 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252036 | - |
Descrição: dc.description | As teorias pedagógicas estão relacionadas à concepção de mundo do(a) professor(a), orientando seu posicionamento em relação ao currículo, ao seu papel e à função social da escola, sendo, portanto, elemento norteador para sua prática. Nas perspectivas críticas de educação, a prática docente pode ser compreendida como práxis, que articula, dialeticamente, teoria e prática. Neste estudo, buscou-se identificar, sob os princípios teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, o posicionamento de professores de Ciências e Biologia, egressos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade estadual paulista, a respeito da importância das teorias pedagógicas e sua relação com a prática docente. Para isso, realizou-se um questionário e uma entrevista com os participantes. A partir da análise dos resultados, verificou-se uma tendência pela combinação de diferentes teorias pedagógicas e autores; uma preocupação com a formação básica para vida cotidiana; a importância das teorias pedagógicas para o embasamento metodológico; e a influência da teoria sob a prática. | - |
Descrição: dc.description | Pedagogical theories are related to the teacher's conception of the world, guiding their position in relation to the curriculum, their role and the social function of the school, therefore being a guiding element for their practice. From critical perspectives on education, teaching practice can be understood as praxis, which dialectically articulates theory and practice. In this study, we sought to identify, under the theoretical principles of Historical-Critical Pedagogy, the positioning of Science and Biology teachers, graduates of the Biological Sciences course at a state university in São Paulo, regarding the importance of Pedagogical Theories and their relationship with teaching practice. For this, a questionnaire and an interview were carried out with the participants. From the analysis of the results, there was a tendency towards the combination of different pedagogical theories and authors; a concern with basic training for everyday life; the importance of pedagogical theories for the methodological basis; and the influence of theory on practice. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práxis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teorias pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-critical pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical theories | - |
Título: dc.title | A importância das teorias pedagógicas e sua relação com o trabalho docente para professores(as) de ciências e biologia | - |
Título: dc.title | The importance of pedagogical theories and their relationship with teaching work for science and biology teachers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: