Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sposito, Letícia Aparecida Calderão | - |
Autor(es): dc.creator | Grillo, Romulo Allan Cristofoletti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:14:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:14:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/252028 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/252028 | - |
Descrição: dc.description | O Programa Academia da Saúde (PAS) foi implantado em 2011 pelo Ministério da Saúde e tem como propósito promover comportamentos saudáveis, tais como, ofertar práticas de atividades físicas por Profissionais de Educação Física (PEFs). Atualmente, o Brasil possui cerca de 1.400 estruturas ativas, no qual sabe-se pouco sobre as características dos programas localizados nas cidades de pequeno e médio porte de regiões interioranas. Nesse âmbito, o estudo visou como objetivo avaliar as características de funcionamento do PAS localizado em três regiões de saúde do estado de São Paulo (SP), sendo elas: Araraquara, Campinas e Piracicaba. Foram avaliados os programas que tiveram pelo menos um (1) repasse financeiro ativo nos meses de janeiro, fevereiro ou março de 2023, em que foram identificados oito municípios com o PAS vigente e seis retornaram as informações da pesquisa. Buscou-se compreender sobre o funcionamento das mesmas e se a proposta original do programa é colocada totalmente em prática ou não. Nesse sentido, como resultados, identificou-se que o PAS conseguiu cumprir com diversos objetivos específicos previstos e colocar em prática metade dos eixos fundamentais do programa. Portanto, podemos concluir que o funcionamento do PAS está dentro dos padrões previstos para que o mesmo funcione sob a perspectiva da promoção da saúde e proporcione aos praticantes saúde e qualidade de vida. | - |
Descrição: dc.description | The Health Academy Program (HAP) was implemented in 2011 by the Ministry of Health and its purpose is to promote healthy behaviors, such as offering physical activity practices by Physical Education Professionals. Currently, Brazil has around 1,400 structural structures, but little is known about the characteristics of the programs located in small and medium-sized cities in interior regions. In this context, the study aims to evaluate the operating characteristics of the HAP located in three health regions in the state of São Paulo (SP), namely: Araraquara, Campinas and Piracicaba. Programs that had at least one (1) active financial transfer in the months of January, February or March 2023 were evaluated, in which eight municipalities were identified with the HAP in force and six returned according to the research information. Seek to understand how they work and whether the original proposal of the program is fully put into practice or not. In this sense, as a result, it is agreed that HAP managed to fulfill several specific objectives and put into practice half of the program's fundamental axes. Therefore, we can conclude that the functioning of the HAP is within the expected standards for it to function from the perspective of health promotion and provide the population with health and quality of life. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Academia da Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Academy Program | - |
Título: dc.title | Avaliação das características de funcionamento do Programa Academia da Saúde localizado em três regiões de saúde do estado de São Paulo | - |
Título: dc.title | Assessment of the operating characteristics of the Health Academy Program located in three health regions of the state from Sao Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: