Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bego, Amadeu Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Moralles, Vagner Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Vitor Hugo Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:57:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:57:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251953 | - |
Descrição: dc.description | Os estudos e discussões sobre a temática de saberes docente surgiram inicialmente na Europa e na América do Norte, com o intuito de identificar e classificar um conjunto de saberes específicos e privativos necessários para a docência, visto que esse é um ofício que sofre com uma grande desvalorização e desprofissionalização em âmbito político, social e cultural. Existem atualmente na literatura estudos de autores nacionais e internacionais que classificam diversas tipologias sobre saberes docentes. Cada uma dessas tipologias é construída e desenvolvida de forma singular e particular, buscando definir quais os saberes necessários à prática docente na perspectiva de cada autor. Mesmo havendo uma grande quantidade de pesquisas e estudos que já foram e outros que estão sendo desenvolvidos acerca da temática, ainda é mínimo o contato de licenciandos e de professores em atuação sobre o assunto. A perspectiva adotada nesta pesquisa é a de uma intervenção com um Caso Investigativo (CI) em uma turma que cursava uma disciplina do quinto ano de um curso de licenciatura em Química de uma Universidade Estadual do interior de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os aportes teórico-metodológicos da pesquisa de métodos mistos, utilizando do estudo de caso como desenho de pesquisa. A pesquisa e intervenções feitas foram divididas em três etapas. Na primeira etapa, o objetivo geral foi levantar concepções prévias de licenciados em química sobre os saberes necessários à docência através da aplicação do CI. Os dados foram coletados por meio de uma gravação audiovisual da discussão geral feita entre o professor e os discentes após a leitura do CI. Na segunda etapa, o objetivo específico se baseou em identificar as concepções dos discentes sobre os saberes necessários à docência, a partir das resoluções do CI, feitas em grupos e entregues ao professor. Após essa identificação, o segundo objetivo específico foi o de realizar uma comparação dos saberes identificados nos argumentos dos discentes com as categorias de saberes existentes na literatura especializada. Por fim, na terceira etapa, os discentes tiveram a oportunidade de realizar uma reentrega das resoluções do CI feitas na etapa anterior, após o feedback do professor. Buscou-se atingir os dois objetivos específicos em todas as etapas. Todos os dados coletados durante as três etapas foram tratados utilizando a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a estratégia didática de Casos Investigativos possui potencialidades para levantar as concepções prévias dos discentes sobre a temática trabalhada. Além disso, a participação do professor por meio de intervenções durante a discussão fez com que os alunos desenvolvessem progressivamente seus argumentos, tornando-os cada vez mais sofisticados. Portanto, esses resultados podem ser explicados pelas potencialidades do Casos Investigativos, além da formação e atuação apropriada do professor mediador durante a discussão geral com os discentes, fornecendo intervenções essenciais para o desenvolvimento e avanço dos argumentos dos discentes. | - |
Descrição: dc.description | Studies and discussions on the subject of teaching knowledge initially emerged in Europe and North America, with the aim of identifying and classifying a set of specific and exclusive knowledge necessary for teaching, as this is a profession that suffers from a large devaluation and deprofessionalization in political, social and cultural spheres. There are currently studies in the literature by national and international authors that classify different typologies of teaching knowledge. Each of these typologies is constructed and developed in a unique and particular way, seeking to define what knowledge is necessary for teaching practice from the perspective of each author. Even though there is a large amount of research and studies that have already been carried out and others that are being developed on the subject, contact between undergraduate students and teachers working on the subject is still minimal. The perspective adopted in this research is that of an intervention with an Investigative Case (IC) in a class that was studying a subject in the fifth year of a degree course in Chemistry at a State University in the interior of São Paulo. The research was developed following the theoretical-methodological contributions of mixed methods research, using the case study as a research design. The research and interventions carried out were divided into three stages. In the first stage, the general objective was to raise previous conceptions of chemistry graduates about the knowledge necessary for teaching through the application of IC. Data were collected through an audiovisual recording of the general discussion held between the teacher and students after reading the IC. In the second stage, the specific objective was based on identifying the students' conceptions about the knowledge necessary for teaching, based on the IC's resolutions, made in groups and delivered to the teacher. After this identification, the second specific objective was to carry out a comparison of the knowledge identified in the students' arguments with the categories of knowledge existing in specialized literature. Finally, in the third stage, students had the opportunity to resubmit the IC resolutions made in the previous stage, after feedback from the teacher. We sought to achieve the two specific objectives at all stages. All data collected during the three stages were processed using content analysis. The results showed that the Investigative Cases teaching strategy has the potential to raise students' previous conceptions about the topic covered. Furthermore, the teacher's participation through interventions during the discussion made the students progressively develop their arguments, making them increasingly sophisticated. Therefore, these results can be explained by the potential of Investigative Cases, in addition to the appropriate training and performance of the mediating teacher during the general discussion with students, providing essential interventions for the development and advancement of students' arguments. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado ativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Título: dc.title | Qualquer um pode dar aula? caso investigativo para identificar concepções de licenciandos em química sobre os saberes necessários à docência | - |
Título: dc.title | Can anyone teach? investigative case to identify conceptions of undergraduate students in chemistry about the knowledge necessary for teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: