O Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional: uma revisão sistemática da literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoralles, Vagner Antonio-
Autor(es): dc.contributorInstituto de Química-
Autor(es): dc.creatorZotesso, José Elias Ballero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:21:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:21:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251943-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251943-
Descrição: dc.descriptionA formação continuada de professores é uma etapa imprescindível da carreira docente, visto que nem mesmo a melhor formação inicial é capaz de desenvolver todos os saberes necessários para o trabalho de excelência em sala de aula. Dentre os vários cursos de formação continuada disponibilizados para professores de Química, esta pesquisa focou o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, devido a sua potencialidade de desenvolver um processo de longa duração, que articula professores da escola básica com pesquisadores universitários e que trabalha com problemas reais e contextuais do dia a dia de sala de aula. Para investigar esse programa, optou-se pela revisão sistemática da literatura, selecionando os artigos produzidos por professores e alunos, obtendo um corpus final de 56 trabalhos. Na análise de cunho quantitativo, foram coletados dados das publicações por Instituições Associadas, traçando relações entre os diferentes blocos temáticos e as revistas selecionadas. Os dados apontaram para uma grande concentração de trabalhos na região sudeste e sul do país, abordando, em sua grande maioria, elementos do Ensino de Química Inorgânica e Físico-Química, bem como a preferência por elaborar estratégias didáticas. As análises mostraram uma alta concentração de publicações nos anos de 2020 e 2021, épocas da alta pandemia, bem como uma alta incidência de artigos em revistas de Qualis B. A recente implementação do mestrado profissional, ligado ao baixo número de Instituições Associadas influenciam tanto na adesão destes professores da educação básica em buscar uma formação continuada de qualidade, como também implica na motivação por publicarem trabalhos durante o mestrado, dessa forma tais achados traçam um primeiro panorama sobre o que estamos produzindo no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.-
Descrição: dc.descriptionContinuing Teacher Education is an essential stage of a teacher's career, as not even the Pre-service Teacher Educationis capable of developing all the knowledge necessary for excellence at the classroom. Among the various Continuing Teacher Education courses available to chemistry teachers, this research focused on the National Network Professional Master's Degree Program in Chemistry, due to its potential to develop a long-term process that links elementary school teachers with university researchers to deal with real, contextual problems of everyday practice in the classroom. To investigate this program, we undergone a systematic literature review, selecting articles produced by teachers and students, obtaining a final corpus of 56 papers. Quantitative analysis data was collected on publications by Associated Institutions, tracing relationships between the different themes and journals selected. The data shown a high concentration of papers over the south and southeast regions of the country, most of which dealt with inorganicand physical chemistry teaching, as well as a preference for developing teaching strategies. The analysis shown a high concentration of publications in the years 2020 and 2021, during the height of the pandemic, as well as a high incidence of articles in Qualis B journals. The recent implementation of the professional master's degree, linked to the small number of Associated Institutions influences both the commitment of these basic education teachers to seek quality Continuing Teacher Education, and also implies their motivation to publish work during the master's degree, so these findings provide a first overview of what we are producing in the National Network Professional Master's Degree Program in Chemistry.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão sistemática-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Título: dc.titleO Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional: uma revisão sistemática da literatura-
Título: dc.titleThe Professional Master's Program in Chemistry in National Network: a systematic review of the literature-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.