Além de um passeio: a relação museu-escola como chave de acesso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Rejane Galvão-
Autor(es): dc.creatorMoura, Maria Paula de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:46:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:46:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251930-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca refletir sobre a importância social da relação entre museus e escolas, com foco no papel das escolas como chave de acesso a instituições de arte e cultura, e também a qualidade da mediação oferecida pelos setores educativos das instituições culturais. A discussão sobre esses temas efetua-se a partir de pesquisa bibliográfica, experiências pessoais e entrevistas com pessoas que participaram de visitas escolares a museus na posição de aluno. Com suporte dos depoimentos e das minhas vivências, elenco alguns desafios que permeiam a relação entre museus e instituições de ensino formal, apresentando sugestões de melhorias já discutidas no campo teórico, mas que na prática se revelam difíceis de concretizar.-
Descrição: dc.descriptionThis essay aims to reflect on the social importance of the relationship between museums and schools, focusing on their role as a gateway to art and culture institutions, and also the quality of the mediation provided by the educational sectors of cultural institutions. The discussion of these topics is conducted through bibliographical research, personal experiences, and interviews with individuals who participated in school visits to museums as students. With the support of the testimonials and my own experiences, I outline some of the challenges that surround the relationship between museums and formal educational institutions, while also presenting suggestions for improvements that have been discussed in theoretical contexts but often prove difficult to implement in practice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus e escolas-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus - Aspectos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectMediação cultural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAlém de um passeio: a relação museu-escola como chave de acesso-
Título: dc.titleBeyond a trip: the museum-school relationship as an access key-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.