Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Rejane Galvão | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Maria Paula de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:46:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:46:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251930 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251930 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca refletir sobre a importância social da relação entre museus e escolas, com foco no papel das escolas como chave de acesso a instituições de arte e cultura, e também a qualidade da mediação oferecida pelos setores educativos das instituições culturais. A discussão sobre esses temas efetua-se a partir de pesquisa bibliográfica, experiências pessoais e entrevistas com pessoas que participaram de visitas escolares a museus na posição de aluno. Com suporte dos depoimentos e das minhas vivências, elenco alguns desafios que permeiam a relação entre museus e instituições de ensino formal, apresentando sugestões de melhorias já discutidas no campo teórico, mas que na prática se revelam difíceis de concretizar. | - |
Descrição: dc.description | This essay aims to reflect on the social importance of the relationship between museums and schools, focusing on their role as a gateway to art and culture institutions, and also the quality of the mediation provided by the educational sectors of cultural institutions. The discussion of these topics is conducted through bibliographical research, personal experiences, and interviews with individuals who participated in school visits to museums as students. With the support of the testimonials and my own experiences, I outline some of the challenges that surround the relationship between museums and formal educational institutions, while also presenting suggestions for improvements that have been discussed in theoretical contexts but often prove difficult to implement in practice. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus e escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus - Aspectos educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Além de um passeio: a relação museu-escola como chave de acesso | - |
Título: dc.title | Beyond a trip: the museum-school relationship as an access key | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: