Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Guilherme Costa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:31:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:31:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251922 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251922 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, abordou-se a importância da interdisciplinaridade na Educação Física, enfatizando a necessidade de uma abordagem que não segmente o conhecimento, mas promova um aprendizado crítico e integrativo. Através deste estudo procurou-se averiguar se a interdisciplinaridade está presente na prática atual da Educação Física, oferecendo uma análise da situação dessa disciplina. Os objetivos deste estudo incluíram a exploração, por meio da revisão de literatura, da importância da interdisciplinaridade e a investigação de sua aplicação na prática dos professores de Educação Física Escolar. Optou-se pela metodologia de revisão de literatura, considerada apropriada para analisar o estado da arte no que diz respeito à interdisciplinaridade na Educação Física. As conclusões deste trabalho destacaram que as práticas interdisciplinares têm o potencial de aumentar o engajamento dos alunos e, em alguns casos, melhorar o aprendizado. No entanto, também ressaltaram que os professores enfrentam desafios significativos na implementação dessas abordagens, incluindo a necessidade de mais tempo na rotina docente e, em alguns casos, a falta de conhecimento necessário para implementar ações interdisciplinares. Isso aponta para a necessidade de considerar maneiras de superar esses desafios na rotina docente, bem como o desenvolvimento de programas de formação continuada para os professores. | - |
Descrição: dc.description | In this work, the importance of interdisciplinarity in Physical Education is addressed, emphasizing the need for an approach that does not segment knowledge, but promotes critical and integrative learning. Through this study it was discovered that interdisciplinarity is present in the current practice of Physical Education, offering an analysis of the situation of this discipline. The objectives of this study included exploring, through a literature review, the importance of interdisciplinarity and investigating its application in the practice of School Physical Education teachers. We opted for the literature review methodology, considered to analyze the state of the art with regard to interdisciplinarity in Physical Education. The conclusions of this work highlight that interdisciplinary practices have the potential to increase student engagement and, in some cases, improve learning. However, they also highlighted that teachers face important challenges in implementing these approaches, including the need for more time in the teaching routine and, in some cases, the lack of knowledge necessary to implement interdisciplinary actions. This points to the need to consider ways to overcome these challenges in the teaching routine, as well as the development of continuing education programs for teachers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learnings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Educação física escolar: interdisciplinaridade e o htpc uma pesquisa bibliografica | - |
Título: dc.title | School physical education: interdisciplinarity and the htpc a bibliographical research | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: