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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Batisteli, Augusto Florisvaldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Marco Aurelio Pizo | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Mariana Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:11:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:11:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251915 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251915 | - |
Descrição: dc.description | As aves sempre foram vistas com uma grande importância ecológica, seja ela dentro do meio natural ou no meio urbano, por contribuirem com diversas funções para os ecossistemas onde habitam. Também respondem rápido às mudanças ambientais e são facilmente encontradas em praticamente qualquer região, constituindo ótimos modelos para estudos relacionados aos impactos da urbanização. No entanto, mesmo com essa importância, ainda é limitado o número de estudos com o foco na composição funcional das aves dentro de ambientes urbanos Neotropicais, mesmo com o avanço da urbanização nas últimas décadas. O objetivo deste estudo foi analisar se a riqueza e a diversidade funcional da avifauna urbana, representada pela dispersão funcional calculada a partir da dieta, estrato de forrageio e massa corporal das espécies são afetados pelo fluxo de pedestres, de veículos e pela porcentagem de cobertura da vegetação arbórea e de infraestrutura urbana. O estudo foi realizado em nove pontos dentro do municipio de Rio Claro, que foram amostrados mensalmente em um intervalo de 6 meses. Um total de 36 espécies de aves foi registrado neste estudo, sendo que a guilda alimentar dominante consistia principalmente de insetívoros, seguidos por onívoros. Quanto ao tamanho das aves, observou-se uma predominância de tamanhos médios e ampla variação quanto ao estrato de forrageio. As variáveis de fluxo de pedestres, porcentagem de cobertura arbórea e de estrutura urbana não tiveram impacto significativo na dispersão funcional. No entanto, o fluxo de veículos apresentou um impacto negativo na diversidade funcional. Por outro lado, nenhuma das variáveis ambientais estiveram associadas a impactos na riqueza de espécies. Com este resultado, espera-se contribuir para esclarecer que o fluxo de veículos automotores pode exercer um efeito particular sobre a avifauna independentemente da estrutura urbana a nível local. Assim, futuros estudos a respeito da diversidade animal dentro das áreas urbanas devem considerar os traços funcionais das espécies para melhor avaliar os impactos da urbanização sobre a contribuição ecológica das aves para esses ambientes. | - |
Descrição: dc.description | Birds have always been viewed with great ecological importance, whether in natural or urban environments, as they contribute to various functions within the ecosystems they inhabit. They also respond quickly to environmental changes and are easily found in almost any region, making them excellent subjects for studies related to the impacts of urbanization. However, despite their importance, the number of studies focusing on the functional composition of birds in Neotropical urban environments is still limited, even with the advancement of urbanization in recent decades.The objective of this study was to analyze whether the richness and functional diversity of urban avifauna, represented by functional dispersion calculated from diet, foraging stratum, and body mass of species, are affected by pedestrian flow, vehicular flow, and the percentage of tree cover and urban infrastructure. The study was conducted at nine points within the municipality of Rio Claro, which were sampled monthly over a period of 6 months. A total of 36 bird species were recorded in this study, with the dominant feeding guild consisting mainly of insectivores, followed by omnivores. Regarding bird size, there was a predominance of medium-sized birds and wide variation in foraging stratum. The variables of pedestrian flow, percentage of tree cover, and urban structure had no significant impact on functional dispersion. However, vehicular flow had a negative impact on functional diversity. On the other hand, none of the environmental variables were associated with impacts on species richness. With this result, it is hoped to clarify that vehicular traffic can have a particular effect on avifauna regardless of local urban structure. Thus, future studies on animal diversity within urban areas should consider the functional traits of species to better assess the impacts of urbanization on the ecological contribution of birds to these environments. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aves sinurbanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios antropogênicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade funcional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traços funcionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sinurban bird | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anthropogenic disturbances | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functional diversity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functional traits | - |
Título: dc.title | Efeito da intensidade de urbanização sobre a composição funcional da avifauna | - |
Título: dc.title | Effect of urbanization intensity on the functional composition of the avifauna. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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