Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Relma Urel Carbone | - |
Autor(es): dc.creator | Barone, Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:58:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:58:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251895 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251895 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática o ensino de ciências para estudantes com transtorno do espectro autista e como essa problemática tem sido discutida ao longo dos anos. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações significativas na comunicação, comportamento, interação social e motricidade. A inclusão escolar desses estudantes com TEA é garantida por lei e alguns níveis de apoio em relação ao ensino devem ser tomados levando em conta que para o aprendizado desse aluno (focado no aprendizado de ciências) torna-se necessária a aplicação de algumas estratégias e adaptações. O objetivo deste trabalho foi identificar objetivos, metodologias e referenciais em pesquisas sobre ensino de ciências para alunos com TEA. Para isso foi realizada uma pesquisa bibiliográfica consultando o Portal de Periódicos da CAPES, a Revista Brasileira de Educação Especial e revistas específicas do ensino de ciências, em um período de dez anos (2012-2022). Os dados mostraram que as pesquisas são escassas, portanto, há muito o que melhorar no ensino de ciências para estudantes com TEA, como por exemplo, implementação de estratégias didáticas e um avanço na formação de professores. | - |
Descrição: dc.description | This work's theme is teaching science to students with autism spectrum disorder and how this issue has been discussed over the years. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by significant changes in communication, behavior, social interaction and motor skills. The school inclusion of these students with ASD is guaranteed by law and some levels of support in relation to teaching must be taken taking into account that for this student's learning (focused on learning science) it is necessary to apply some strategies and adaptations . The objective of this work was to identify objectives, methodologies and references in research on science teaching for students with ASD. To this end, a bibliographical research was carried out consulting the CAPES Periodical Portal, the Brazilian Journal of Special Education and magazines specific to science teaching, over a period of ten years (2012-2022). The data showed that research is scarce, therefore, there is much room for improvement in science teaching for students with ASD, such as implementing teaching strategies and advancing teacher training. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Título: dc.title | O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década | - |
Título: dc.title | Teaching Science to students with autism spectrum disorder: a look at the last decade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: