Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brasileiro, Luzenira Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Hudson Gabriel de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:53:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:53:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251894 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251894 | - |
Descrição: dc.description | O assunto discutido neste trabalho refere-se às ocorrências de trânsito em Bauru, São Paulo, e as intervenções mais efetivas para mitigar este risco. O foco deste estudo é a análise da variação do número de ocorrências ao longo do tempo e a identificação de um perfil típico de uma pessoa envolvida em acidentes fatais de trânsito, além de propor soluções que sejam capazes de mitigar os riscos dessas ocorrências. As informações necessárias para a realização destas análises são de domínio público sendo os dados do município publicados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB), que abrangem o período de janeiro de 2014 até outubro de 2023, e as propostas de intervenção reunidas em um pacote da Organização Mundial da Saúde (OMS). Constatou-se que para o município de Bauru o indivíduo mais vulnerável a sofrer um acidente fatal trata-se de um homem com idade entre 18 e 30 anos, condutor de uma motocicleta às sextas-feiras e, principalmente, aos sábados. Dessa forma, a partir de seis componentes presentes no pacote de medidas da OMS, foram citadas oito propostas, das vinte e duas existentes, que tem potencial de contribuir com a redução da mortalidade no trânsito. | - |
Descrição: dc.description | The subject discussed in this work refers to traffic incidents in Bauru, São Paulo, and the most effective interventions to mitigate this risk. The focus of this study is the analysis of the variation in the number of occurrences over time and the identification of a typical profile of a person involved in fatal traffic accidents, in addition to proposing solutions that are capable of mitigating the risks of these occurrences. The information necessary to carry out these analyzes are in public domain, with municipal data published by Bauru Municipal Urban and Rural Development Company (EMDURB), ranging from January 2014 to October 2023, and the intervention proposals gathered in a package from the World Health Organization (WHO). It was found in the municipality of Bauru that the most vulnerable individual to suffer a fatal accident is a man aged between 18 and 30 years old, a motorcycle driver on Fridays and, mainly, on Saturdays. Thus, from six components present in the WHO package of measures, eight proposals were cited, out of the twenty-two existing ones, which have the potential to contribute to the reduction of traffic mortality. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidente de trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mitigação de riscos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic accidents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Risk mitigation | - |
Título: dc.title | Análise e mitigação de riscos de acidentes de trânsito na cidade de Bauru | - |
Título: dc.title | Analysis and mitigation of traffic accident risks in the city of Bauru | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: