
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moraes, Tatiana Schneider Vieira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Dezzotti, Melissa Cella | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:47:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:47:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251807 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251807 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa objetiva analisar o perfil dos trabalhos que estudam a interface da Alfabetização Científica na Educação Infantil em articulação com as concepções dos professores relativas a essa temática. Para tanto, foi estruturada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, considerando os seguintes instrumentos de análise: dados bibliográficos e dados descritivos produzidos junto aos professores durante as entrevistas e decorrentes das respostas ao questionário. Com essa perspectiva, esse estudo apresenta reflexões, questionamentos e investigações que podem contribuir para o processo de qualificação dos profissionais que atuam na Educação Infantil acerca da promoção da Alfabetização Científica com as crianças pequenas, bem como orienta o trabalho docente que visa a ampliação dessa abordagem nas escolas de Educação Infantil. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to analyze the profile of the works that study the interface of Scientific Literacy in Early Childhood Education in articulation with the conceptions of the teachers related to this theme. To this end, qualitative research of the descriptive type will be structured,considering the following analysis instruments: bibliographic data and descriptive data produced together with teachers during the interviews and resulting from the answers to the questionnaire. With this perspective, this study intends to bring reflections, questions and investigations that can contribute to the qualification of professionals' understanding who work in Early Childhood Education about the promotion of Scientific Literacy with children as well as to guide the teaching work that aims to expand this approach in schools. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientificl iteracy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Título: dc.title | Alfabetização científica na educação infantil: pesquisa bibliográfica e análise das concepções dos professores | - |
| Título: dc.title | Scientific literacy in early childhood education: bibliographic research and analysis of teachers conceptions | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: