Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ávila, Marla Andreia Garcia de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Graziela Maria Ferraz | - |
Autor(es): dc.creator | Tordivelli, Rayssa Steiner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:10:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:10:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251804 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: Crianças serão eventualmente expostas a procedimentos de saúde, como exames e tratamentos, e são frequentemente submetidas a contenção, muitas vezes sem seu consentimento. Evidências apontam que a prática pode levar a ansiedade futura, perda de confiança nos serviços de saúde e perda no seguimento do cuidado. Estudiosos então propuseram a criação de boas práticas, para orientar pais, crianças e responsáveis. Objetivo: Descrever o processo de construção, adaptação transcultural e validação do Rights based standards for children having a health care procedure (test, treatment, examination, or intervention) para o contexto brasileiro. Método: Trata-se de uma pesquisa internacional multicêntrica de método misto, incluindo as etapas realizadas no Brasil, nos anos de 2021 e 2022. Por meio de reuniões virtuais, pesquisadores de todos os continentes, desenvolveram diferentes recursos, para apoiar as boas práticas baseadas em direitos das crianças submetidas a procedimentos de saúde. Posteriormente, realizou-se uma adaptação transcultural, obtendo-se uma versão apropriada para o contexto brasileiro. Resultados: A versão brasileira foi avaliada por 130 profissionais da saúde, 27 pais ou responsáveis, 15 educadores infantil e cinco crianças, que forneceram sugestões para aprimorar os recursos produzidos. Conclusões: Por meio de um processo de construção de consenso em fases, com a participação de pesquisadores de diferentes países, famílias e profissionais da saúde e educadores, foi possível traduzir e adaptar diferentes recursos para orientar a contenção com apoio, quando necessário, para realização de procedimentos de saúde, para a língua portuguesa. | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Children will eventually undergo a healthcare procedure, and are frequently exposed to restraint, many times without consent. Evidence shows that this practice can lead to future anxiety, trust-loss in healthcare services and loss of follow-up care. Researchers developed standards to support parents, children, and healthcare professionals. Aim: To describe and adapt the Rights based standards for children having a health care procedure (test, treatment, examination, or intervention) into the Brazilian context. Methods: It is an international multicentric mixed-methods research, and includes the steps carried in Brazil, during 2021 and 2022. Through online meetings, researchers from all continents developed different resources to support the Rights based standards for children having a health care procedure. Then, a transcultural adaptation was made, resulting in an appropriate version to the Brazilian context. Results: The Brazilian version was rated by 130 healthcare professionals, 27 parents/carers, 15 teachers, and five children, who made suggestions to improve the developed resources. Conclusions: Through a consensus construction process, following methodological rigor and based on scientific evidence, and the collaboration of researchers of multiple countries, families, healthcare professionals, and teachers, it was possible to develop different resources to guide supportive holding, when needed, in health procedures. | - |
Descrição: dc.description | Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe UNESP) | - |
Descrição: dc.description | 6592 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem pediátrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Procedimentos clínicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Restrição física | - |
Título: dc.title | Adaptação transcultural do Rights based standards for children having a health care procedure (test, treatment, examination, or intervention) para o contexto brasileiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: