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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Relma Urel Carbone | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Leticia da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:57:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:57:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251800 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251800 | - |
Descrição: dc.description | O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é descrito como transtorno do neurodesenvolvimento relacionado a alguns fatores de risco temperamentais, mais comum na infância, cuja prevalência é maior em membros do sexo masculino. Relacionando o TDAH com o ensino de ciências, deve-se levar em conta o modelo tradicional de ensino, que é fundamentado na ideia de uma educação dogmática sendo sustentada na documentação passiva de conhecimentos, no qual o papel do professor fica restrito à transmissão de conhecimentos e do aluno como receptor e repetidor de conteúdos. A forma como cada um entende precisa ser considerada, principalmente nesta área do ensino de ciências, que os conteúdos são considerados como mais abstratos. Deste modo, ensinar ciências está relacionado a uma aprendizagem, levando em consideração o envolvimento dos alunos em novas formas de pensar. Neste estudo foi realizado um levantamento bibliográfico na área do ensino de Ciências, abordando a trajetória do TDAH com um propósito de verificar se há a inclusão de estudantes com TDAH em disciplinas voltadas para este ensino. A revisão bibliográfica foi fundamentada em pesquisas nacionais obtidas por meio do banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e revistas científicas como a Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT), e a Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), e também a Revista Educação Especial, realizando um levantamento de literatura na área de ensino de ciências e na área da educação inclusiva em um período de dez anos (2012-2022). Esta análise enfatizou que a inclusão dos alunos com TDAH no ensino de ciências ocorre majoritariamente por meios digitais como jogos didáticos, datashow e atividades investigativas, permitindo que esses alunos aprendam e tenham um avanço significativo em seu aprendizado. Nesse sentido, ao decorrer da pesquisa, foi perceptível a escassez de trabalhos voltados para este assunto, mesmo que sendo um tema muito importante. | - |
Descrição: dc.description | Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is described as a neurodevelopmental disorder related to some temperamental risk factors, more common in childhood, with a higher prevalence in males. When relating ADHD to science teaching, one must take into account the traditional teaching model, which is based on the idea of a dogmatic education based on the passive documentation of knowledge, in which the role of the teacher is restricted to the transmission of knowledge and the student as a receiver and repeater of content. The way in which each person understands needs to be taken into account, especially in this area of science teaching, where the content is considered to be more complex. In this way, teaching science is related to learning, taking into account the involvement of students in new ways of thinking. In this study, a bibliographic survey was carried out in the area of science teaching, addressing the trajectory of ADHD with a view to verifying whether there is inclusion of students with ADHD in subjects aimed at this teaching. The literature review was based on national research obtained through the dissertation and thesis database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and scientific journals such as the Brazilian Journal of Science and Technology Teaching (RBECT), and the Brazilian Journal of Special Education (RBEE), as well as the Special Education Journal, surveying literature in the area of science teaching and inclusive education over a ten-year period (2012-2022). This analysis emphasized that the inclusion of students with ADHD in science teaching occurs mostly through digital means such as didactic games, datashow and investigative activities, allowing these students to learn and make significant progress in their learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDAH | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Título: dc.title | A inclusão de estudantes com TDAH no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica | - |
Título: dc.title | The inclusion of students with ADHD in science teaching: a literature review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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