Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolin, Bianca Caroline | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Geovana Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:19:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:19:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251798 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251798 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, exploramos o impacto da Sociedade da Informação e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, com foco na geração de nativos digitais e na importância do papel do professor. A Sociedade da Informação trouxe mudanças significativas na forma como os indivíduos acessam e processam informações. Os nativos digitais, crescidos imersos na tecnologia, possuem características de aprendizado únicas, como a capacidade de multitarefa e uma preferência por conteúdos multimídia. O professor desempenha um papel essencial na transformação de informações em conhecimento científico. Ferramentas digitais, como o YouTube, Google Apresentações, Canva, Google Maps, Google Earth, Kahoot!, e as Simulações Interativas PhET, podem ser aproveitadas para enriquecer as aulas de Geografia, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também oferece recursos valiosos para o ensino de Geografia. Em resumo, a integração eficaz das TDIC nas aulas de Geografia não apenas facilita o aprendizado, mas também permite que os alunos se conectem com os conceitos geográficos e estejam preparados para um mundo cada vez mais baseado em informações e interconectado. | - |
Descrição: dc.description | In this paper, we explore the impact of the Information Society and Digital Information and Communication Technologies (TDIC) on education, focusing on the generation of digital natives and the importance of the teacher's role. The Information Society has brought significant changes in how individuals access and process information. Digital natives, who have grown up immersed in technology, possess unique learning characteristics such as multitasking ability and a preference for multimedia content. The teacher plays an essential role in transforming information into scientific knowledge. Digital tools, such as YouTube, Google Presentations, Canva, Google Maps, Google Earth, Kahoot!, and PhET Interactive Simulations, can be utilized to enrich Geography lessons, making learning more dynamic and interactive. The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) also offers valuable resources for Geography education. In summary, the effective integration of TDIC into Geography classes not only facilitates learning but also allows students to connect with geographic concepts and be prepared for an increasingly information-based and interconnected world. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nativos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | DITC (Digital Information and Communication Technologies) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital natives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital geography | - |
Título: dc.title | A sociedade da informação e as tecnologias: a nova geração de alunos e professores e as ferramentas digitais - uma aplicação no ensino de geografia | - |
Título: dc.title | The information society and technologies: the new generation of students and teachers and digital tools - an application in geography teaching. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: