Reflexões sobre a influência neoliberal na formação acadêmica em Educação Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Flávio Soares-
Autor(es): dc.contributorIB - Educação Física-
Autor(es): dc.creatorNeves, Victor Gabriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:58:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:58:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251779-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251779-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho traz questionamentos acerca da influência neoliberal na formação acadêmica. Para tanto, expõe uma situação recente, que retirou da grade curricular básica dos cursos de Educação Física da Unesp, Campus de Rio Claro, a disciplina de “Capoeira”, subsumindo-a no contexto geral das “Lutas” que na atual política curricular acabou ganhando maior centralidade e protagonismo. A partir desta situação, pergunta-se: Por que a expressão “Capoeira” deixou de se nomear uma disciplina de graduação em Educação Física? Seria apenas uma simples e ingênua substituição de nomenclatura: de “Capoeira” para “Lutas”? Para responder essas questões, foi realizada uma pesquisa bibliográfica composta por duas frentes: uma delas investe na busca por referências acerca da Capoeira, de modo a delimitar seu histórico, suas características socioculturais e inserções no contexto acadêmico nacional (que, de uma forma ou de outra, referendaram, em algum momento, a inclusão da capoeira no contexto da formação acadêmica em Educação Física); e a segunda frente de pesquisa bibliográfica investe na busca de estudos acerca da influência neoliberal na educação. A conclusão que aqui se afirma é que a substituição do título “Capoeira” por “Lutas”, não é uma atitude inocente, pois está permeada pela lógica neoliberal, que tende a universalizar e instrumentalizar excessivamente a organização curricular. Como efeito desta tendência, a formação tende a ignorar os contextos e singularidades locais e regionais, tratando-os de maneira supérflua, generalista e abrangente, o que gera um déficit na formação humana dos futuros professores de Educação Física que impacta diretamente nos rumos desta formação em nível superior.-
Descrição: dc.descriptionThis work raises questions about the neoliberal influence on academic formation. To do so, it exposes a recent situation that removed the "Capoeira" course from the core curriculum of Physical Education programs at Unesp, Rio Claro Campus, subsuming it within the broader context of "Martial Arts," which has gained greater centrality and prominence in current curriculum policies. From this situation, we ask: Why did the term "Capoeira" cease to designate an undergraduate discipline in Physical Education? Was it merely a simple and naive change in nomenclature, from "Capoeira" to "Martial Arts"? To answer these questions, a bibliographical research was conducted consisting of two fronts: one of them delves into the search for references on Capoeira in order to outline its history, sociocultural characteristics, and its inclusion in the national academic context (which, in one way or another, endorsed the inclusion of Capoeira in the context of academic education in Physical Education); and the second front of bibliographical research focuses on the study of neoliberal influence in education. The conclusion affirmed here is that the substitution of the title "Capoeira" with "Martial Arts" is not an innocent act, as it is permeated by neoliberal logic, which tends to overly universalize and instrumentalize the curriculum organization. As a result of this tendency, education tends to ignore local and regional contexts and singularities, treating them in a superficial, generic, and comprehensive manner, leading to a deficit in the human formation of future Physical Education teachers, which directly impacts the direction of higher education in this field.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCapoeira-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo na educação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalism in education-
Palavras-chave: dc.subjectFormation-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Título: dc.titleReflexões sobre a influência neoliberal na formação acadêmica em Educação Física-
Título: dc.titleReflections on neoliberal influence on education academic in Physical Education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.