A Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorBaldini, Tamires Aparecida do Amaral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:36:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:36:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251772-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251772-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como fundamento geral realizar uma análise da alfabetização de crianças com base na Política Nacional de Alfabetização (PNA), de 2019, e da Pedagogia Waldorf, apresentando um estudo dialógico entre estas. A pesquisa é predominantemente de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica de obras que tratam da alfabetização e a Pedagogia Waldorf e da legislação federal da proposta teórica. Esta pesquisa contemplará a totalidade da legislação referente à PNAdo governo do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O estudo comparado sobrea alfabetização para o Ministério da Educação (MEC), durante o “governo bolsonarista” e para a abordagem waldorfiana terá como foco a proposta de alfabetização de crianças pela PNA e pela Pedagogia Waldorf. Para a organização e a escrita deste estudo comparado, categorias visando à identificação do planejamento, os passos e a concepção sobre a proposta teórica do alfabetizar foram utilizadas para analisar os dados obtidos de cada um dos objetos de estudopesquisados. Por fim, é esperado encontrar dados relevantes para o enriquecimento da reflexão acerca das Políticas Públicas Educacionais referentes à alfabetização escolar.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis is fundamentally aimed at conducting an analysis of the literacy of children based on the National Literacy Policy (PNA) of 2019 and Waldorf Pedagogy, presenting a dialogic study between these approaches. The research is predominantly of a qualitative nature, involving bibliographic research on works that deal with literacy and Waldorf Pedagogy, as well as federal legislation related to pedagogical practices of literacy education. This research will encompass the entirety of the legislation concerning the PNA during the presidency of Jair Messias Bolsonaro. The comparative study of literacy education for the Ministry of Education (MEC) during the Bolsonaro government and for the Waldorfian approach will focus the literacy proposal for children's by PNA and by Waldof. Pedagogy. For the organization and writing of this comparative study, categories aimed at identifying planning, steps, and the conceptualization of literacy pedagogical practices were used to analyze the data obtained from each of the researched study subjects. Finally, it is expected that relevant data to enrich the reflection on Educational Public Policies related to school literacy is discovered.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRudolf Steiner-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia-
Palavras-chave: dc.subjectTempo de Aprender-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectTime to Learn-
Título: dc.titleA Política Pública de Alfabetização e a Pedagogia Waldorf: as relações existentes-
Título: dc.titlePublic Literacy Policy and Waldorf Pedagogy: existing relationships-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.