
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Rogéria Cristiane Gratão de | - |
| Autor(es): dc.creator | Prado, Leonardo Medeiros | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:27:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:27:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251723 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251723 | - |
| Descrição: dc.description | A indústria de software se destaca pela criação de produtos de alto valor. Com a popularização das metodologias ágeis, deu-se início ao desenvolvimento ágil de software, garantindo mais flexibilidade aos requisitos dos produtos. Porém, é importante considerar que o conhecimento das pessoas representa um ativo importante, logo, deve ser incorporado em um processo de desenvolvimento. Para tanto, gerenciar eficientemente os recursos de conhecimento em ambientes de desenvolvimento de software é essencial para preservar o conhecimento organizacional e estimular a inovação. Assim, tem-se a área de gestão de conhecimento, a qual é definida como um conjunto de processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento. Neste cenário, o objetivo deste trabalho é contribuir para a gestão ágil de conhecimento, por meio da criação de um protótipo denominado KamTool. Para avaliar sua adequação, 31 profissionais de tecnologia atuantes no mercado usaram o protótipo por um período de 7 dias e responderam a um questionário online. Da análise das respostas, verifica-se que a área de gestão do conhecimento continua em crescimento e se popularizando. Especificamente sobre o KamTool, observa-se que tais usuários consideraram o protótipo intuitivo e útil, sendo adequado para o promover o compartilhamento de informações entre os membros de uma equipe de desenvolvimento de software de uma forma simples e rápida. | - |
| Descrição: dc.description | The software industry stands out for creating high-value products. With the popularization of agile methodologies, agile software development began, ensuring more flexibility in product requirements. However, it is relevant to consider that people’s knowledge represents an important asset, to incorporate into a development process. To this end, efficiently managing knowledge resources in software development environments is essential to preserve organizational knowledge and stimulate innovation. Thus, we have the area of knowledge management, which is a set of processes whose objective is to support the creation, transfer, and application of knowledge. In this scenario, the goal of this work is to contribute to agile knowledge management through the creation of a prototype called KamTool. To assess its suitability, 31 technology professionals working in the market used the prototype for seven days and responded to an online questionnaire. From the analysis of the responses, it can be seen that the area of knowledge management continues to grow. Specifically regarding KamTool, the users considered the prototype intuitive and useful, being suitable for promoting the sharing of information between members of a software development team in a simple and quick way. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | text/plain; charset=utf-8 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão de conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão ágil de projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Framework Scrum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agile project management | - |
| Título: dc.title | Apoio automatizado para a gestão de conhecimento ágil | - |
| Título: dc.title | Automated support for agile knowledge management | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: