Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brasileiro, Luzenira Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Ketryan Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251711 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251711 | - |
Descrição: dc.description | A mobilidade urbana envolve o deslocamento de pessoas e mercadorias por vários meios de transporte para promover o desenvolvimento social e econômico. Com o advento da pandemia do COVID-19, a mobilidade urbana foi afetada. Por essa razão, torna-se necessário analisar os dados relativos à mobilidade urbana pré, durante e pós-pandemia, a fim de compreender como a COVID-19 influenciou e pode continuar influenciando os deslocamentos das pessoas. Para isso, foi realizada uma pesquisa com usuários de sistemas de transporte em várias cidades do Brasil, utilizando a plataforma Google Forms. Neste estudo, foi adotada a técnica de amostragem por conveniência, também conhecida como amostragem acidental. Os resultados revelaram mudanças significativas nos padrões de transporte durante a pandemia, e há indícios de que muitos indivíduos manterão os novos hábitos de locomoção adotados nesse período. Portanto, é de extrema importância que o governo elabore soluções para lidar com essas possíveis transformações no contexto da mobilidade urbana no período pós-pandemia, já que o aumento no uso de automóveis pode agravar diversos problemas. | - |
Descrição: dc.description | Urban mobility involves the movement of people and goods by various means of transport to promote social and economic development. With the advent of the COVID-19 pandemic, urban mobility was affected. For this reason, it is necessary to analyze data relating to urban mobility pre, during and post-pandemic, in order to understand how COVID-19 has influenced and may continue to influence people's movements. To this end, a survey was carried out with users of transport systems in several cities in Brazil, using the Google Forms platform. In this study, the convenience sampling technique, also known as accidental sampling, was adopted. The results revealed significant changes in transportation patterns during the pandemic, and there are indications that many individuals will maintain the new transportation habits adopted during this period. Therefore, it is extremely important that the government develop solutions to deal with these possible transformations in the context of urban mobility in the post-pandemic period, as the increase in car use can worsen several problems. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public transportation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobiles | - |
Título: dc.title | A mobilidade urbana pós-pandemia | - |
Título: dc.title | Post-pandemic urban mobility | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: