
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leite, César Donizeti | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Peterson Rigato da | - |
| Autor(es): dc.creator | Siqueira, Juliana Souza de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:31:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:31:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251705 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251705 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo aborda a literatura infantil na compreensão e aceitação das emoções das crianças em um contexto pós pandemia. O problema investigado pauta-se no desempenho de um caminho sensível para auxiliar as crianças na jornada de reconhecerem e aceitarem suas próprias emoções. Para isso, há a exploração da literatura infantil e da obra “A Parte que Falta” escrita por Shel Silverstein. Para alcançar esse propósito, conduzimos uma revisão bibliográfica abrangente, identificando artigos por meio dos seguintes descritores: "educação infantil", "literatura", "aspectos socioemocionais" e "emocional". A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, pois permite uma exploração mais profunda e reflexiva do fenômeno estudado. A pesquisa se estrutura em quatro capítulos que abordam a educação infantil, a literatura infantil, a aplicação do livro "A Parte que Falta" e as considerações finais que sintetizam o estudo. Em síntese, esta pesquisa ressalta a magnitude da literatura infantil, como exemplificada por "A Parte que Falta", na promoção do desenvolvimento emocional das crianças, delineando um caminho onde a compreensão e a aceitação de seus sentimentos podem florescer, mesmo em um mundo pós-pandêmico repleto de desafios e complexidades. | - |
| Descrição: dc.description | This study addresses children’s literature in the understanding and acceptance of children’s emotions in a post-pandemic context. The problem investigated is based on the performance of a sensitive path to help children on the journey to recognize and accept their own emotions. For this, there is the exploration of children’s literature and the work "The Missing Part" written by Shel Silverstein. To achieve this purpose, we conducted a comprehensive literature review, identifying articles through the following descriptors: "early childhood education", "literature", "socioemotional aspects” and "emotional". The methodology adopted is qualitative research, as it allows a deeper and more reflective exploration of the phenomenon studied. The research is structured in four chapters that address early childhood education, children’s literature, the application of the book "The Missing Part" and the final considerations that synthesize the study. In summary, this research highlights the magnitude of children’s literature, as exemplified by "The Missing Part", in promoting children’s emotional development, outlining a path where understanding and acceptance of their feelings can flourish, even in a post-life world full of challenges and complexities. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emotions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children’s literature | - |
| Título: dc.title | A literatura infantil numa perspectiva das emoções das crianças a partir do livro "A parte que falta" | - |
| Título: dc.title | Children's literature from the perspective of children's emotions from the book "The missing part" | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: