Contribuições de Maria Montessori ao ensino da Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPirola, Nelson Antonio-
Autor(es): dc.creatorEmily Garcia Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:17:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:17:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251696-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251696-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo pesquisar as contribuições da italiana Maria Montessori ao ensino da Matemática na Educação Básica. Optou-se por uma pesquisa de base qualitativa, por meio da revisão bibliográfica de trabalhos publicados nas bases de dados da Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientífic Eletronic Library Online (SciELO), além de trabalhos publicados em congressos de Educação Matemática, como o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Com as análises feitas foi possível realizar uma sistematização das contribuições da teoria de Montessori por meio de um quadro síntese. A pesquisa também descreve as várias tendências que se apresentaram no decorrer dos anos em relação ao ensino da Matemática, além disso, descreve com detalhes a tendência empírico-ativista, que possui similaridades com os ensinos de Maria Montessori. Ademais, é apresentado um breve histórico da pedagoga, assim como sua visão em relação ao desenvolvimento humano e aos princípios de seu método. A análise dos dados evidenciou que Montessori prezou por um ensino que partisse do interesse interno de desenvolvimento da criança, respeitando seus desejos e vontades, e afirmando que a aprendizagem ocorre por meio de um ambiente e um(a) educador(a) preparados que permitam uma atividade ativa da criança.-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to investigate the contributions of the Italian pedagogue, Maria Montessori, to the teaching of Mathematics in Basic Education. We opted for a qualitative research based on a bibliographical review of works published in the databases of the Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) and Scientífic Electronic Library Online (SciELO), in addition to works published in mathematical congresses such as the Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) and the Simpósio Internacional de Pesquisas em Educação Matemática(SIPEM).With the analyzes carried out a systematization of Montessori´s theory through a summary table.The research also describes the various trends that have appeared over the years in relation to the teaching of Mathematics, in addition, it describes in greater detail the empirical-activist trend, which has similarities with the teachings of Maria Montessori. Furthermore, a brief history of the pedagogue is presented, as well as her vision in relation to human development and the principles of her method. Data analysis showed that Montessori valued a teaching that started from the internal interest of the child's development, respecting their desires and wishes, and affirming that learning occurs through an environment and a prepared educator that allow a active activity of the child.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMaria Montessori-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectMath-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Título: dc.titleContribuições de Maria Montessori ao ensino da Matemática-
Título: dc.titleMaria Montessori´s contributions to the teaching of mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.