Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Carlos da Fonseca | - |
Autor(es): dc.creator | Chiquemba, Henrique Adelino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:15:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:15:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251612 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251612 | - |
Descrição: dc.description | A tese em destaque teve como objetivo identificar o Regulamento de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Angola e do Brasil, assim como apresentar as instituições que se dedicam às avaliações, a partir de procedimento bibliográfico e documental. Pretendeu-se, ainda, estabelecer uma comparação entre os mesmos regulamentos usando como referência a metodologia comparada, proposta pelo George Z. F. Bereday. A avaliação desempenha um papel muito importante em qualquer instituição, portanto, quando diz respeito ao Ensino Superior, é necessário que seja colocada em evidência a qualidade das Instituições de Ensino Superior, bem como o desempenho e o aproveitamento dos estudantes. Com isso, reflete-se sobre a Avaliação no Ensino Superior. Para essa tese, com maior relevância, centrou-se a análise nos tipos de avaliação, nas suas etapas, nos princípios, nas dimensões, nos eixos, nos indicadores nas instituições envolvidas e no papel de cada ator no processo de avaliação, assim como estabeleceu-se uma análise separada e, depois comparada entre os dois regulamentos de avaliação das Instituições de Ensino Superior dos dois países em destaque: Angola e Brasil, como também verificou-se e apresentou-se as semelhanças e diferenças, com base na metodologia comparada proposta por Bereday. Apresentamos, também, no desenvolvimento desta pesquisa, as informações relacionadas aos aspectos geográficos, demográficos, históricos e econômicos de Angola e do Brasil. Concluiu-se que entre o Regulamente de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Angola e do Brasil existe algumas semelhanças e algumas diferenças nos termos normativos e procedimentais. | - |
Descrição: dc.description | The highlighted thesis aimed to identify the Assessment Regulations for Higher Education Institutions in Angola and Brazil, as well as present the institutions that are dedicated to assessments, based on a bibliographic and documentary procedure. It was also intended to establish a comparison between the same regulations using as a reference the comparative methodology, proposed by George Z. F. Bereday. Assessment plays a very important role in any institution, therefore, when it comes to Higher Education, it is necessary to highlight the quality of Higher Education Institutions, as well as the performance and achievement of students. With this, we reflect on Assessment in Higher Education. For this thesis, with greater relevance, the analysis focused on the types of evaluation, its stages, the principles, the dimensions, the axes, the indicators in the institutions involved and the role of each actor in the evaluation process, as well as established a separate analysis was carried out and then compared between the two evaluation regulations for Higher Education Institutions in the two countries highlighted: Angola and Brazil, as well as the similarities and differences were verified and presented, based on the proposed comparative methodology by Bereday. In the development of this research, we also present information related to the geographic, demographic, historical and economic aspects of Angola and Brazil. It was concluded that between the Assessment Regulations for Higher Education Institutions in Angola and Brazil there are some similarities and some differences in normative and procedural terms. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo comparativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regulamento de avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições de ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angola e Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comparative study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation regulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education institutions | - |
Título: dc.title | Estudo comparativo do regulamento de avaliação das instituições de ensino superior de Angola e do Brasil | - |
Título: dc.title | Comparative study of the evaluation regulations of higher education institutions in Angola and Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: