
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santos, Flavia Karla Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Portela, Jean Cristtus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:23:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:23:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251603 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.207619 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251603 | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo, investigamos as práticas e estratégias discursivas utilizadas por Floch na divulgação de sua contribuição científica para os estudos sobre a plasticidade dos textos na revista Actes Sémiotiques, de 1970 ao final da década de 1980. Como os trabalhos desse pesquisador traziam resultados, em grande medida, das discussões empreendidas pelos participantes do ateliê de semiótica visual na época, também verificamos como se dá o reconhecimento público de suas ideias (KOERNER, 2014; MOREIRA; SANTOS; PORTELA, 2021) no mesmo periódico. Concluímos que a produção flochiana, no período investigado, está inserida em um clima de opinião muito interessado na elaboração de um aparato teórico-metodológico que possibilite investigar com maior acuidade conceitos operatórios – como figuratividade, semissimbolismo e formante (plástico e figurativo) – relacionados à constituição de uma semiótica planar (mais tarde, visual), o que propiciou uma recepção positiva de suas proposições teóricas pelos membros do GRSL, sendo, dessa forma, assimiladas tanto por visualistas quanto por participantes de outros ateliês e grupos, tornando suas proposições basilares (SANTOS, 2020). | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Versão final do editor | - |
| Descrição: dc.description | Código de financiamento 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Estudos Semióticos | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Actes Sémiotiques | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Figuratividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Floch | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plasticidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semissimbolismo | - |
| Título: dc.title | O legado de Floch sobre figuratividade, plasticidade e semissimbolismo na revista Actes Sémiotiques | - |
| Título: dc.title | Floch's legacy about figurativity, plasticity and semisymbolism in the journal Actes Sémiotiques | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: