
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Médola, Ana Silvia Lopes Davi | - |
| Autor(es): dc.creator | Guerreiro, Taíssa Maria Tavares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:52:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:52:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251571 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/8318592898194265 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-8199-1720 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251571 | - |
| Descrição: dc.description | No contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, ficou evidente o embate e a resistência da imprensa frente aos ataques e agressões protagonizados por negacionistas. O documentário Cercados, produzido pela Globoplay, a plataforma de streaming do Grupo Globo, é tomado como objeto de análise neste trabalho, tendo em vista seu conteúdo autorreferencial que retrata os desafios dos bastidores da cobertura jornalística no primeiro ano da Covid-19 no Brasil. Fundamentado nas contribuições do aporte teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha francesa, com enfoque no nível discursivo do percurso gerativo de sentido, o trabalho objetiva analisar os efeitos de sentido produzidos pelo texto audiovisual e sua contribuição para a reflexão crítica acerca do cenário de desinformação. Os resultados indicam que a organização do discurso, marcada pela estética da autorreferencialidade, possibilita ao enunciatário adentrar ao universo da produção jornalística e identificar-se com os papéis temáticos desempenhados pelos jornalistas. Observou-se que o cerceamento da imprensa é o tema reiterado por meio da figurativização, e estabelece o fio narrativo na construção discursiva do documentário, à medida que as diferentes espacialidades retratadas circunscrevem diferentes faces da mesma tragédia. | - |
| Descrição: dc.description | In the context of the Covid-19 pandemic in Brazil, the clash and resistance of the press in the face of attacks and aggressions carried out by deniers was evident. The documentary Cercados, produced by Globoplay, Grupo Globo's streaming platform, is taken as the object of analysis in this work, in view of its self-referential content that portrays the behind-the-scenes challenges of journalistic coverage in the first year of Covid-19 in Brazil. Based on the contributions of the theoretical-methodological framework of French discursive semiotics, with a focus on the discursive level of the generative path of meaning, the work aims to analyze the effects of meaning produced by the audiovisual text and its contribution to critical reflection on the disinformation scenario. The results indicate that the organization of the discourse, marked by the aesthetics of self-referentiality, allows the enunciatee to enter the universe of journalistic production and identify yourself with the thematic roles played by journalists. It was observed that the curtailment of the press is the theme reiterated through figurativization, and establishes the narrative thread in the discursive construction of the documentary, as the different spatialities portrayed circumscribe different faces of the same tragedy. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cercados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Documentário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enunciação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Televisualidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Documentar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enunciation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Televisualities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Journalism | - |
| Título: dc.title | Cercados: um olhar sobre a cobertura jornalística da Covid-19 no Brasil | - |
| Título: dc.title | Cercados: a look at the news coverage of Covid-19 in Brazil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: