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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maffei, Willer Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Sorroche, Eduardo Manzano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:37:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:37:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251570 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251570 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa é um estudo de campo, e apresenta como objetivo desenvolver e analisar as decorrências de uma intervenção pedagógica com o conteúdo esporte a partir das teorias progressistas de ensino. Para essa finalidade, participaram do estudo alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de um município do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, pela atividade de registo no momento da catarse, bem como pelo diário de campo. Como aporte teórico, a pesquisa sustentou-se pela Pedagogia Histórico-Crítica, como fundamentação teórica, e pela proposição Crítico-Superadora, como embasamento para o ensino crítico do conteúdo esporte na Educação Física Escolar. A técnica de análise de conteúdo, compreendida pelas fases da pré-análise, exploração do material, e tratamento dos resultados, foi utilizada para inferência e interpretação dos dados. Verificou-se através das estratégias metodológicas que os alunos foram estimulados a desenvolver o protagonismo bem como a autonomia,; foram incentivados a valorizar as relações sociais, bem como a participação coletiva, resgatando os valores que privilegiam o coletivo sobre o individual; foram motivados a refletir sobre os valores humanos presentes nas práticas esportivas, a partir dos questionamentos do pensamento hegemônico que media as relações na sociedade capitalista e implicitamente refletem no esporte espetáculo; foram levados a se apropriar do futebol de uma maneira emancipada e crítica, gerando novas formas de constituí-lo distante dos princípios tradicionais do esporte, que por sua vez enfatizam a performance, o rendimento e a técnica como meio e fim do conteúdo. Além disso, o método utilizado pelo professor-pesquisador, compreendido pelo método dialético de ensino, contribuiu para que os alunos avançassem em seus níveis de pensamento, conduzindo-os a refletirem sobre o pensamento hegemônico presente no mundo capitalista, que por sua vez, é refletido no mundo esportivo, bem como suas próprias condutas nas relações sociais no dia-a-dia. Conclui-se que tratar pedagogicamente os conteúdos da cultura corporal, especificamente o esporte, de uma maneira crítica e reflexiva valorizando o protagonismo dos alunos, orientando-os à emancipação e ao comportamento crítico da sua realidade social, configuram-se ações efetivas para um ensino progressista da Educação Física. Além disso, as ações didáticas elaboradas pelo professor devem ter um direcionamento, ou seja, o educador precisa pautar-se em uma reflexão pedagógica no qual os dados da realidade sejam diagnosticados e julgados a fim de que teologicamente assuma uma posição de manutenção ou transformação destes dados; Considera-se, por fim, que as ações pedagógicas embasadas por reflexões pedagógicas, direcionadas a um ensino crítico, contribuem significativamente para a luta da marginalidade das classes menos favorecidas, da seletividade, da discriminação e do rebaixamento do o ensino das camadas populares, apresentando como possibilidades de superação das influências hegemônicas capitalistas. | - |
| Descrição: dc.description | The present research is a qualitative field study, and its objective is to develop and analyze the consequences of a pedagogical intervention with sport content based on progressive teaching theories. For this purpose, students in the 5th year of public elementary school in a city in the interior of the state of São Paulo participated in the study. Data were collected through semi-structured interviews, through recording activities at the time of catharsis, as well as through a field diary. As a theoretical contribution, the research was supported by Historical-Critical Pedagogy, as a theoretical foundation, and by the Critical-Supervisor proposition, as a basis for the critical teaching of sport content in School Physical Education. The content analysis technique, comprised of the phases of pre-analysis, exploration of the material, and treatment of results, was used for inference and interpretation of the data. It was verified through the methodological strategies that students were encouraged to develop protagonism and autonomy; they were encouraged to value social relationships, as well as collective participation, rescuing the values that privilege the collective over the individual; they were motivated to reflect on the human values present in sporting practices, based on questions about the hegemonic thought that mediates relations in capitalist society and implicitly reflected in spectacle sport; were led to appropriate football in the aspects of “knowing how to do it” in an emancipated and critical way, generating new ways of constituting it far from the traditional principles of the sport, which in turn emphasize performance, performance and technique as a means and end of content. Furthermore, the method used by the teacher-researcher, understood by the dialectical teaching method, contributed to the students advancing their levels of thinking, leading them to reflect on the hegemonic thinking present in the capitalist world, which in turn, is reflected in the sporting world, as well as their own conduct in everyday social relations. It is concluded that pedagogically treating the contents of body culture, specifically sport, in the dimensions of “knowing how to do”, “knowing about doing” and “knowing how to be”, in which the student is the main subject of the learning process, guiding them With regard to emancipation and critical behavior of their social reality, effective actions are configured for progressive teaching of Physical Education. Furthermore, the didactic actions developed by the teacher must have a direction, that is, the educator needs to be guided by a pedagogical reflection in which the data of reality are diagnosed and judged so that theologically assumes a position of maintenance or transformation of these data; Finally, it is considered that pedagogical actions based on pedagogical reflections, aimed at critical teaching, contribute significantly to the fight against the marginality of the less favored classes, selectivity, discrimination and the relegation of the teaching of the popular classes, presenting as possibilities for overcoming hegemonic capitalist influence | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Esportes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teorias progressistas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School physical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sports | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Progressive theories | - |
| Título: dc.title | Intervenção pedagógica com o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física: implicações das teorias progressistas | - |
| Título: dc.title | Pedagogical intervention with sport content in physical education classes: implications of progressive theories | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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