Efeitos do ensino de repertórios docentes sobre a atuação profissional de professores no Ensino Médio integrado na educação profissional e tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes Junior, Jair-
Autor(es): dc.creatorLuciano, Elisângela Schmoller-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:42:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:42:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251568-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251568-
Descrição: dc.descriptionPesquisas recentes acerca da atuação do psicólogo nos Institutos Tecnológicos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) demonstram a emergência de atuações colaborativas e coordenadas com os demais integrantes da referida instituição e voltadas à heterogeneidade das demandas que se apresentam em seu cotidiano. No entanto, embora esteja presente nas resoluções que tratam das atribuições do psicólogo, o atuar em relação a aspectos psicológicos intervenientes no processo ensino aprendizagem, a literatura prescinde de pesquisas acerca dessa demanda presente nos IFs. Por seu turno, muitas pesquisas vêm demonstrando a eficiência e eficácia da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) em diversos contextos que indicam necessidades de intervenção na modalidade de ensino. Assim, a partir de uma demanda de ensino identificada, o objetivo da presente pesquisa consistiu em demonstrar uma possível extensão da atuação profissional da Psicologia no âmbito dos IFs, a partir do desenvolvimento de um programa de ensino que priorizou os seguintes repertórios da docência: a) traduzir conteúdos curriculares em habilidades prioritárias; b) decompor as habilidades prioritárias em habilidades intermediárias; c) elaborar condições de ensino para as habilidades descritas, definindo medidas (evidências) de aprendizagem e d) desenvolver estratégias de avaliação, relacionando as medidas de aprendizagem com as condições de ensino oferecidas. Participaram da pesquisa dois professores de Matemática com atuação no Ensino Médio Integrado em uma unidade do IF do interior de São Paulo. O Programa de ensino foi dividido em pré-intervenção e intervenção. A pré-intervenção foi constituída por três Etapas sucessivas: Etapa 1 (entrevista), Etapa 2 (filmagem de aulas) e Etapa 3 (Análise das aulas). A intervenção foi realizada em três fases sucessivas (Fase 1, Fase 2, Fase 3) constituídas igualmente pela exposição consecutiva dos participantes aos seguintes procedimentos em cada fase: Etapa 1) o planejamento do ensino; Etapa 2) a gravação das aulas e edição de episódios; Etapa 3) a análise dos episódios a partir da exposição dos participantes aos vídeos das aulas ministradas. A pré-intervenção evidenciou a necessidade do ensino dos repertórios priorizados pela PCDC. A exposição recursiva aos procedimentos das três etapas em cada fase constituiu-se em condição favorecedora para o desenvolvimento gradual dos repertórios ensinados. Estima-se que a aquisição dos repertórios docentes desenvolvidos com base na PCDC apresenta-se como demonstração de uma extensão para a atuação dos psicólogos nos IFs, em especial, em face às recorrentes demandas para intervenções na modalidade de ensino.-
Descrição: dc.descriptionRecent research on the role of psychologists in the Federal Technological Institutes of Education, Science and Technology (FIs), demonstrates the emergence of collaborative and coordinated actions with other members of that institution and aims to address the heterogeneity of demands that arise in their daily lives. However, although acting in relation to psychological aspects involved in the teaching-learning process is present in the resolutions that deal with the psychologist’s responsibilities, the literature does not require research into this demand present in Ifs. In turn, much research has demonstrated the efficiency and effectiveness of Programming Conditions for the Development of Behaviors (PCDB) in various contexts that indicate the need for intervention in the teaching modality. Based on an identified teaching demand, the objective of this research was to demonstrate a possible extension of the professional performance of Psychology, within the scope of FIs, through the development of a teaching program that prioritized the following teaching repertoires: a) translate curricular content into priority skills; b) decompose priority skills into intermediate skills; c) develop teaching conditions for the skills described, defining learning measures (evidence); and d) establish assessment strategies, relating learning measures to the teaching conditions offered. Two Mathematics teachers working in Integrated High School at an FI unit in the São Paulo State countryside participated in the research. The teaching program was divided into pre-intervention and intervention. The pre-intervention consisted of three successive stages: Stage 1 (interview), Stage 2 (filming classes), and Stage 3 (Class analysis). The intervention was carried out in three successive phases (Phase 1, Phase 2, Phase 3), equally consisting of consecutive exposure of participants to the following procedures in each phase: Step 1) teaching planning; Step 2) recording classes and editing episodes; Step 3) analysis of the episodes based on the participants’ exposure to the videos of the classes taught. The pre-intervention highlighted the need to teach the repertoires prioritized by the PCDB. The recursive exposure to the procedures of the three stages in each phase constituted a favorable condition for the gradual development of the repertoires taught. It is estimated that the acquisition of teaching repertoires developed based on the PCDB presents itself as a demonstration of an extension for the work of psychologists in FIs, especially in view of the recurring demands for interventions in the teaching modality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do comportamento-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência e Tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Psychology-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectBehavior analysis-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching programming-
Palavras-chave: dc.subjectFederal Institute of Education-
Palavras-chave: dc.subjectScience and Technology-
Título: dc.titleEfeitos do ensino de repertórios docentes sobre a atuação profissional de professores no Ensino Médio integrado na educação profissional e tecnológica-
Título: dc.titleEffects of teaching repertories on performance teacher professional in integrated secondary education in professional and technological education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.