O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Lilian Aparecida-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Laura da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:27:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:27:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251539-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251539-
Descrição: dc.descriptionObjetivou-se com este trabalho analisar um processo de ensino e de aprendizagem com a metodologia do Teaching Games for Understanding (TGfU) para o ensino dos esportes coletivos, especificamente Basquete e Futsal nas aulas de Educação Física escolar, desenvolvido por uma professora de Educação Física. Nessa ação analítica, estiveram presentes a identificação das relações da professora com o TGfU em suas aulas, bem como, o processo de aprendizagem dos alunos. O estudo se pautou pela abordagem qualitativa de pesquisa, circunscrita à orientação descritiva, envolvendo como participantes uma turma de 12 alunos do Ensino Fundamental anos finais de uma escola pública municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo e sua respectiva professora. Para a coleta dos dados foram realizadas: entrevista semiestruturada com a professora; aplicação de questionário aos alunos; produção de diário de campo por parte da pesquisadora. Os resultados mostraram que a professora usufruiu dos princípios e características da metodologia do TGfU no ensino dos esportes coletivos; enquanto os alunos se mostraram mais participativos nas aulas, desenvolveram uma consciência tática mais ampliada, demonstraram uma leitura de jogo mais apurada, ficaram mais atentos às resoluções dos problemas apresentados pelos jogos esportivos, manifestando uma conduta com características crítica, reflexiva e criativa perante as situações problemas apresentadas e as perguntas norteadoras. Vale ressaltar a necessidade de realização de mais estudos com tal metodologia na Educação Física escolar com esportes coletivos e individuais, a fim de apurar novas análises e enfoques que possam ampliar nossa compreensão sobre o tema.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study was to analyze a teaching and learning process using the Teaching Games for Understanding (TGfU) methodology to teach team sports, specifically basketball and futsal in school physical education classes, developed by a physical education teacher. This analytical action included identifying the teacher's relationship with TGfU in her classes, as well as the students' learning process. The study was based on a qualitative research approach, limited to a descriptive orientation, involving as participants a class of 12 elementary school students from the final years of a municipal public school in a city in the interior of the state of São Paulo and their respective teacher. Data collection included: a semi-structured interview with the teacher; a questionnaire for the students; and the production of a field diary by the researcher. The results showed that the teacher took advantage of the principles and characteristics of the TGfU methodology in teaching team sports; while the students were more participative in class, developed a broader tactical awareness, demonstrated a more accurate reading of the game, were more attentive to solving the problems presented by sports games, and showed a critical, reflective and creative attitude towards the problem situations presented and the guiding questions. It is worth highlighting the need for further studies using this methodology in school Physical Education with team and individual sports, in order to find new analyses and approaches that can broaden our understanding of the subject.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão-
Palavras-chave: dc.subjectAluno-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectUnderstanding-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Título: dc.titleO ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar-
Título: dc.titleTeaching the game for understanding and its relationship with sport in achool physical education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.