A elaboração de modelos em 3D como ferramenta pedagógica para o ensino sobre serpentes a pessoas com deficiências visuais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDa Mota, Lígia Souza Lima Silveira-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorPaschoarelli, Luís Carlos-
Autor(es): dc.creatorAmbrósio, Lívia Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:14:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:14:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251526-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/5591426500642427-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-1895-596X-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251526-
Descrição: dc.descriptionCerca de 39 milhões de pessoas globalmente possuem deficiência visual total e 246 milhões apresentam baixa visão. A falta de acessibilidade gera barreiras para pessoas com deficiência visual. Educar para incluir demanda materiais adaptados para garantir igualdade na educação. Diante do exposto, o objetivo deste projeto foi a criação de modelos didáticos em impressão 3D adaptados aos estímulos sensoriais, abordando quatro temas centrais sobre as serpentes. Esses temas incluem os formatos de escamas, estrutura dos crânios e cabeças, características de caudas e modos de locomoção desses animais e assim impulsionando uma educação em zoologia, mais inclusiva, acessível e promovendo um aprendizado mais significativo. Com o scanner 3D EinScan-SE, realizamos a captura digital das serpentes, que estavam mortas. Após a obtenção das malhas 3D, procedemos com as correções utilizando o software Gom Inspect. Em seguida, preparamos arquivos no software Ultimaker Cura para as impressoras de mesa aberta, usando PLA (Poliácido Láctico) como material. Validamos algumas das peças 3D, incluindo os recursos como audiodescrição por intermédio de questionários e assim como a produção de placas em Braille para impulsionar a acessibilidade na educação e uma experiência imersiva no estudo das serpentes. Os modelos 3D podem ser utilizados para conscientização sobre a preservação e a convivência responsável com esses animais. Para concluir, a tecnologia de impressão 3D pode ser uma ferramenta valiosa ao garantir a inclusão, especialmente de pessoas cegas e com baixa visão, ao oferecer acesso a materiais adaptados e tecnologias assistivas.-
Descrição: dc.descriptionAbout 39 million people globally have total visual impairment and 246 million have low vision. The lack of accessibility creates barriers for people with visual impairments. Educate to include demand adapted materials to ensure equality in education. Given the above, the objective of this project was the creation of didactic models in 3D printing adapted to sensory stimuli, addressing four central themes about snakes. These topics include the shapes of scales, structure of skulls and heads, tail characteristics and modes of locomotion of these animals and thus driving an education in zoology, more inclusive, accessible and promoting more meaningful learning. With the EinScan-SE 3D scanner, we digitally captured the snakes, which were dead. After obtaining the 3D meshes, we proceed with the corrections using the Gom Inspect software. We then prepare files in the Ultimaker Cure software for the open desktop printers, using PLA (Polylactic Acid) as the material. We validated some of the 3D pieces, including features such as audio description through questionnaires and as well as the production of Braille plates to boost accessibility in education and an immersive experience in the study of snakes. The 3D models can be used to raise awareness about the preservation and responsible coexistence with these animals. To conclude, 3D printing technology can be a valuable tool in ensuring inclusion, especially of people who are blind and have low vision, by providing access to adapted materials and assistive technologies.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 21/08651-7-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Descrição: dc.descriptionCNPq: 120746/2021-2-
Descrição: dc.descriptionCNPq: 117571/2022-9-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectMorfologia-
Palavras-chave: dc.subjectModelo didático adaptado-
Palavras-chave: dc.subjectVertebrados-
Palavras-chave: dc.subjectVisual impairment-
Palavras-chave: dc.subjectMorphology-
Palavras-chave: dc.subjectAdapted didactic model-
Palavras-chave: dc.subjectVertebrates-
Título: dc.titleA elaboração de modelos em 3D como ferramenta pedagógica para o ensino sobre serpentes a pessoas com deficiências visuais-
Título: dc.titleThe development of 3D models as a pedagogical tool for teaching snakes to people with visual impairments-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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