
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Christov, Luiza Helena da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Felipe Augusto Michelini da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251516 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251516 | - |
| Descrição: dc.description | Fundamentada em histórias vividas como professor de artes em escolas públicas da periferia paulistana, esta jornada de pesquisa investiga as relações entre a arte da palhaçaria e a prática docente. A metodologia parte das histórias para revelar conceitos da palhaçaria que nos permitem revisitar a concepção da figura professora e sua atuação no espaço escolar. Ao viajar pelas narrativas, sustentamos a formação de profissionais da educação que, ao trabalharem com conceitos, exercícios, filosofias e práticas das palhaçarias, podem encontram caminhos para viver a sala de aula com base na escuta, afetividade, vulnerabilidade, alegria, inadequação, coletividade, indisciplina e transgressão. Enaltecemos uma atuação docente firmada em uma ética de transformação, em busca de instantes de vida e de microrrevoluções que rompem com normas disciplinares da sociedade capitalista neoliberal. | - |
| Descrição: dc.description | Fundamentada en historias vividas como profesor de artes en escuelas públicas de la periferia paulistana, esta jornada de investigación analiza las relaciones entre el arte de la payasaría y la práctica docente. La metodología inicia a partir de las historias para exponer conceptos de la payasaría que nos permiten revisar la concepción de la figura del docente y su actuación en el espacio escolar. Al viajar por las narrativas, sustentamos la formación de profesionales de la educación que, al trabajar con conceptos, ejercicios, filosofías y prácticas de las payasaría, pueden encontrar caminos para vivir el aula con base en la escucha, afectividad, vulnerabilidad, alegría, inadecuación, colectividad, indisciplina y transgresión. Enaltecemos una actuación docente firmada en una ética de transformación, en busca de instantes de vida y de microrrevoluciones que rompen con normas disciplinarias de la sociedad capitalista neoliberal. | - |
| Descrição: dc.description | Based on stories lived as an arts teacher in public schools in the outskirts of São Paulo, this research journey investigates the relationship between the art of clowning and teaching practice. The methodology starts from the stories to reveal concepts of clowning that allow us to revisit the conception of the teacher figure and its performance in the school space. By traveling through the narratives, we support the training of education professionals who, by working with concepts, activities, philosophies and practices of clowning, can find ways to live the classroom based on listening, affectivity, vulnerability, joy, inadequacy, collectivity, indiscipline and transgression. We praise a teaching performance based on an ethic of transformation, in search of moments of life and micro-revolutions that break with disciplinary rules of a neoliberal capitalist society. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Palhaços | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de arte - Narrativas pessoais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educación | - |
| Palavras-chave: dc.subject | clowning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | education | - |
| Título: dc.title | Palhaçaria e educação: as aventuras de um professor-palhaço na escola pública | - |
| Título: dc.title | Clowning and education: the adventures of a teacher-clown at the public school | - |
| Título: dc.title | Payasaría y educación: las aventuras de un profesor-payaso en la escuela pública | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: