A relação entre a atenção e aprendizagem: uma revisão integrativa das produções acadêmicas na ultima década

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Leny Rodrigues Martins-
Autor(es): dc.creatorLerosa, Fabiana Mazzaro Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:18:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:18:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251511-
Descrição: dc.descriptionA atenção é uma função neuropsicológica primordial para a entrada de informação no Sistema Nervoso. Ela é a capacidade do indivíduo de responder predominantemente aos estímulos que lhe são significativos em detrimento dos outros. Com esse trabalho de pesquisa procuramos ampliar a visão e compreensão do fenômeno da atenção e identificar práticas efetivas do manejo da atenção nos ambientes educacionais, divergindo da visão de que a atenção é olhada a partir dos déficits e da medicalização. Consideramos importante discutir saberes e práticas que possam contribuir com a capacidade atencional em experiências pedagógicas. O presente trabalho vincula-se à Linha de pesquisa “Processos formativos e ensino e aprendizagem - Programa de Pós Graduação FCT Unesp de Presidente Prudente – SP e tem como objetivo geral realizar uma revisão integrativa das produções científicas dos últimos dez anos sobre a atenção e a aprendizagem, tendo em vista investigar as relações entre a atenção e a aprendizagem e ampliar os conhecimentos sobre o presente tema para subsidiar os profissionais que trabalham na área. Para o levantamento e análise dos dados foi realizada uma revisão integrativa envolvendo seis etapas: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos; identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; categorização dos estudos selecionados; análise e interpretação dos resultados; apresentação da revisão/síntese do conhecimento. A busca pelas teses e dissertações foi realizada, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com os seguintes unitermos: “atenção e aprendizagem”, “processos atencionais e aprendizagem”, “atenção e dificuldade de aprendizagem”, “atenção e neurociência”, “processos atencionais e neurociência”, “mecanismos atencionais e aprendizagem”. No tocante às buscas pelos artigos foram realizadas no Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e na base de dados SCIELO, com os mesmos unitermos. Nesse sentido, o material selecionado passou por uma revisão de leitura, sendo escolhidos apenas aqueles que estabelececem conexão entre os temas da atenção e aprendizagem. Assim, foram selecionados 147 estudos. Posteriormente o material selecionado foi lido categorizado e analisado, a fim de intepretar os resultados e por fim apresentar a síntese do conhecimento. Os achados mostram que a maioria dos trabalhos pesquisados sobre a relação entre a atenção e a aprendizagem são da área da Educação (36,05%), seguido da Psicologia (23,12%) e das Neurociências (10,88%). Desses trabalhos selecionados a maioria dos achados foram sobre intervenções, práticas pedagógicas e uso de jogos digitais voltadas para a atenção (47,61%). Seguido das avaliações da atenção (23,80%). Além de possibilitar a reunião de informações das publicações, a presente pesquisa poderá viabilizar o aprofundamento das particularidades da atenção e sua relevância no processo de aprendizagem, para auxiliar agentes educacionais a refletirem e ampliarem os seus conhecimentos e suas práticas.-
Descrição: dc.descriptionAttention is a primordial neuropsychological function for the entry of information into the Nervous System. It is the individual's ability to respond predominantly to stimuli that are significant to them to the detriment of others. With this research work, we seek to expand the vision and understanding of the phenomenon of attention and identify effective practices for managing attention in educational environments, diverging from the view that attention is viewed from the perspective of deficits and medicalization. We consider it important to discuss knowledge and practices that can contribute to attentional capacity in pedagogical experiences. This work is linked to the research line “Training processes and teaching and learning - FCT Unesp Postgraduate Program in Presidente Prudente – SP and its general objective is to carry out an integrative review of scientific productions over the last ten years on attention and school learning, with a view to investigating the relationships between attention and learning and expanding knowledge on this topic to support professionals working in the area. To collect and analyze the data, an integrative review was carried out involving six steps: identification of the theme and selection of the hypothesis or research question; establishment of criteria for inclusion and exclusion of studies; identification of pre-selected and selected studies; categorization of selected studies; analysis and interpretation of results; presentation of the review/synthesis of knowledge. The search for theses and dissertations was carried out in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations, using the following keywords: “attention and learning”, “attentional processes and learning”, “attention and learning difficulties”, “attention and neuroscience”, “attentional processes and neuroscience”, “attentional mechanisms and learning”. Regarding searches for articles, they were carried out on the CAPES Periodicals Portal (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and on the SCIELO database, with the same keywords. In this sense, the selected material underwent a reading review, and only those that establish a connection between the themes of attention and learning were chosen. Thus, 147 studies were selected. Subsequently, the selected material was read, categorized and analyzed, in order to interpret the results and finally present the synthesis of knowledge. The findings show that the majority of works researched on the relationship between attention and learning are in the area of Education (36.05%), followed by Psychology (23.12%) and Neurosciences (10.88%). Of these selected works, most of the findings were about interventions, pedagogical practices and the use of digital games focused on attention (47.61%). Followed by attention assessments (23.80%). In addition to enabling the gathering of information from publications, this research may enable the deepening of the particularities of care and its relevance in the learning process, to help educational agents to reflect and expand their knowledge and practices.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão integrativa-
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAttention-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectIntegrative review-
Palavras-chave: dc.subjectIntervention-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment-
Título: dc.titleA relação entre a atenção e aprendizagem: uma revisão integrativa das produções acadêmicas na ultima década-
Título: dc.titleThe relationship between attention and learning: an integrative review of academic productions in the last decade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.