Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalglish, Lalada-
Autor(es): dc.contributorInstituto de Artes-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Amanda Ferreira Branco da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:51:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:51:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251499-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251499-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa do próprio artista acerca de seu processo é de grande importância para a compreensão do processo criativo. Assim, a presente tese tem como objetivo trazer à luz a complexidade do processo das séries de minha produção autoral Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) e Terra (2022-), esta última ainda em andamento. As obras apresentam em comum a criação de grafismos corporais inspirados em pinturas corporais indígenas; a performatividade para a câmera; a utilização de processos fotográficos históricos (cianotipia, goma bicromatada, Van Dyck brown, papel salgado) e a experimentação em materiais de suporte (papel, tecido, madeira, cerâmica). O desenvolvimento da pesquisa se dá através de narrativa e análise do processo criativo, embasada pela teoria da formatividade de Luigi Pareyson, e pela concepção de criação como rede de Cecília Almeida Salles, além de leitura das próprias obras apresentadas. Técnica e poética parecem entrar em consonância, com procedimentos majoritariamente artesanais, que nos levam à desconexão, por um instante, de fontes externas de informação para uma conexão consigo mesmo.-
Descrição: dc.descriptionThe artist's research on one´s own process is of great importance in order to understand the creative process. Thus, this thesis aims to bring to light the complexity of the series of my authorial production creative process: Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) and Terra (2022-), the last one still in process. The series are made through common processes: creation of body painting designs inspired by indigenous art, performativity for the camera, use of early photographic processes (cyanotype, gum bichromates, Van Dyck brown, salted paper) and experiments with support materials (paper, fabric, wood, ceramics). The research development takes place through creative process narrative and analysis, based on Luigi Pareyson's theory of formativity and Cecília Almeida Salles' creation as a network conception; and presented works analysis. Technique and poetics seem to come into harmony with mostly artisanal procedures, which lead us to disconnect for a moment from external sources of information to make a connection with ourselves.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte e fotografia-
Palavras-chave: dc.subjectPintura corporal-
Palavras-chave: dc.subjectArte indígena-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia na historiografia-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia - Processos de impressão-
Título: dc.titleDo corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos-
Título: dc.titleOn body: designs, performativity and early photographic processes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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