Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Wladimir Farto Contesini de | - |
Autor(es): dc.creator | Fuoco, Thomas Martins Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:14:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:14:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251474 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251474 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho apresento uma proposta didática de ensino e aprendizagem de música utilizando ferramentas do fazer musical presentes no ambiente de estúdio. Para tal, realizei uma série de atividades com alunos de uma escola de música particular, cada uma delas utilizando elementos e tecnologias comumente encontradas em estúdios e no fazer musical na era digital. Utilizando como base o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, desenvolvi atividades pensando nos três tipos de práticas principais do fazer musical: composição, apreciação e performance. As atividades foram realizadas individualmente com os alunos participantes, e tinham como objetivo uma produção fonográfica. Com a realização da proposta pedagógica conclui que é possível utilizar essas ferramentas para auxiliar o processo de aprendizagem musical de certos alunos, assim como integrar outros meios de fazer música na sala de aula e fora dela. | - |
Descrição: dc.description | In this work I present a didactic proposal for teaching and learning music using music production tools present in the studio environment. To this end, I carried out a series of activities with students from a private music school, each of them using elements and technologies commonly found in studios and in music making in the digital age. Using Keith Swanwick's C(L)A(S)P model as a basis, I developed activities thinking about the three main types of music-making practices: composition, appreciation and performance. The activities were carried out individually with the participating students, and aimed at phonographic production. With the completion of the pedagogical proposal, I concluded that it is possible to use these tools to assist the musical learning process of certain students, as well as integrating other means of making music in the classroom and outside it. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Análise, apreciação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Execução | - |
Título: dc.title | Possibilidades práticas de ensino musical através de tecnologias de estúdio | - |
Título: dc.title | Practical possibilities of musical teaching through studio technologies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: