
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Karina Anhezini de | - |
| Autor(es): dc.creator | Ozelin, Laura Duarte | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:34:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:34:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251465 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251465 | - |
| Descrição: dc.description | O século XX representou, para a historiografia brasileira, um tempo de dinamismo e complexidade. Renova-se o interesse pela história e por outras interpretações sobre o país, novos modos de se produzir e pensar a história se impõem e espaços institucionais e de divulgação da produção se expandem como lugares privilegiados para o debate de questões caras à área. Esta pesquisa visa contribuir com a área de História da Historiografia a partir do estudo de escritos do historiador e professor catedrático de História do Brasil Hélio Vianna (1908-1972), comumente associado, na historiografia, a uma forma tradicional e conservadora de se escrever e ensinar história. Com a análise de suas obras, materiais didáticos e de suas críticas historiográficas, objetiva-se compreender o que é ser um historiador no Brasil nas décadas de 1930 a 1960, entre institutos, universidades e outras instituições de produção e divulgação do saber histórico. Pretende-se, portanto, por meio do estudo de Hélio Vianna, problematizar este período, muitas vezes caracterizado como de transição da produção historiográfica. | - |
| Descrição: dc.description | For Brazilian historiography, the 20th century was a period of dynamism and complexity. The interest in history and other interpretations about the country was renewed. New ways of producing and thinking history are imposed, and institutional and dissemination of production spaces expand as privileged places for the debate about particular questions of the area. This research aims to contribute in History of Historiography by the study of writings of historian and professor of History of Brazil Hélio Vianna (1908-1972), commonly associated, in historiography, to a traditional and conservative way of writing and teaching history. With the analysis - based on the notions of historiographic regime and historiographical operation - of his works, didactic materials and his historiographic criticism, it aims to understand what it is to be a historian in Brazil in the decades of 1930 to 1960, between institutes, universities and other institutions of production and dissemination of historical knowledge. Therefore, the study of the work of Hélio Vianna allows us to problematize the period, often characterized as the transition of the historiographic production. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2021/07406-9 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hélio Vianna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiografia Brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Século XX | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ser historiador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regimes historiográficos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hélio Vianna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Historiography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 20th Century | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Being a historian | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiographical Regimes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History teaching | - |
| Título: dc.title | Hélio Vianna em três faces: produzir, orientar e ensinar história no Brasil (1935-1959) | - |
| Título: dc.title | Hélio Vianna in three faces: producing, guiding and teaching history in Brazil (1935-1959) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: