Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Zélia Lopes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Não sem aplica | - |
Autor(es): dc.contributor | Não se aplica | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Emerson Porto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:46:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:46:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251460 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251460 | - |
Descrição: dc.description | A Tese em questão, procura entender as relações entre identidade e espetáculo que ocorrem dentro do carnaval escola de samba de São Paulo, entre 1998 e 2015, observando como objeto de análise a escola de samba Gaviões da Fiel. A escolha por tal recorte, demanda das interferências que as agremiações passam a sofrer do setor midiático e econômico para o crescimento do espetáculo e seu gigantismo: em um primeiro momento, na reconfiguração dos dias de desfiles e divisão de verba, tempo e deslocamento, que se desdobra desde 1998 e se conclui em 2000. O segundo aspecto de tal recorte, ocorre nas sucessivas alterações no julgamento de desfiles, que possui sua ruptura enquanto modelo e punição, para o carnaval de 2015. A escolha da Gaviões da Fiel, decorre do seu protagonismo e pioneirismo na forma de conjugar espetáculo, poder e grandiosidade o que moldou sua identidade de desfile, entre 1998 e 2015, ocasionando momentos de imposição de seu modelo de desfile ou de se enquadrar às mudanças. Para realizar tal trabalho, utilizamos dois núcleos documentais principais: periódicos do O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, em suas versões impressa ou digital, e, os desfiles, sinopses e fotografias da Gaviões da Fiel. | - |
Descrição: dc.description | The Thesis in question seeks to understand the relationships between identity and spectacle that occur within the São Paulo samba school carnival, between 1998 and 2015, observing the Gaviões da Fiel samba school as an object of analysis. The choice for such a cut demands the interference that the associations begin to suffer from the media and economic sector for the growth of the spectacle and its gigantism: at first, in the reconfiguration of parade days and division of funds, time and displacement, which has been unfolding since 1998 and concluded in 2000. The second aspect of this focus occurs in the successive changes in the judging of parades, which has its rupture as a model and punishment, for the 2015 carnival. The choice of Gaviões da Fiel, arises from the its protagonism and pioneering spirit in combining spectacle, power and grandeur, which shaped its parade identity, between 1998 and 2015, causing moments of imposing its parade model or adapting to changes. To carry out this work, we used two main documentary sources: periodicals from O Estado de S. Paulo and Folha de S. Paulo, in their printed or digital versions, and the parades, synopses and photographs from Gaviões da Fiel. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | 88887.514036/2020-00 | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | Não há | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carnaval - São Paulo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espetáculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola de Samba Gaviões da Fiel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paulistano carnival | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spectacle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Título: dc.title | Carnaval tem que dar show! Identidade e espetáculo nas escolas de samba de São Paulo (1998 – 2015) | - |
Título: dc.title | Carnival has to put on a show! Identity and spectacle in samba schools in São Paulo (1998 – 2015) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: