
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Verdu, Ana Cláudia Moreira Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | Ortigoza, Fernanda de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:35:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:35:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251456 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251456 | - |
| Descrição: dc.description | Repertórios de ouvinte (i.e., comportamento controlado por estímulos verbais auditivos) e de falante (i.e., emitir comportamentos verbais) constituem-se em cúspides comportamentais e a integração entre esses constituem-se em capacidades de grande importância social. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem demonstrar independência funcional entre repertórios de ouvinte e falante. A Instrução por Múltiplos Exemplares (MEI) pode promover a interdependência entre esses operantes e a emergência de tato (comportamento sob controle de estímulos não verbais) após o treino de ouvinte. A literatura tem registrado diferentes quantidades de exposição ao ensino via MEI assim como diferentes operantes na estrutura de ensino. Este estudo verificou o efeito MEI sobre a interdependência entre ouvir e falar e emergência do tato em crianças com TEA. Participaram três crianças (P1: 4 anos, menina, VBMAPP nível 1; P2: 4 anos, menino, VBMAPP nível 1; P3: 5 anos, menino, VBMAPP nível 1). O ensino e teste de tarefas de ouvinte baseado em seleção, ecoico e tato foram realizados via software Magnólia com três conjuntos de estímulos. O procedimento foi: pré-teste de ouvinte, tato e ecoico (três conjuntos); treino de ouvinte/teste de tato e ecoico (conjunto 1); MEI de ouvinte/tato/ecoico (conjunto 2); teste de tato e ecoico (conjunto 1); treino de ouvinte/teste de tato e ecoico (conjunto 3); pós-testes (três conjuntos). Os pré-testes evidenciaram variabilidade entre os operantes de ouvir e falar e tato em torno de 60% de acertos; o treino de ouvinte aumentou a porcentagem de acertos em tatos (80% para dois participantes); após a exposição ao MEI com um único conjunto de estímulos observou-se na integração entre ouvinte e falante (conjunto 2) e tatos com precisão de 100% para os três participantes (conjunto 3), demonstrando o potencial do MEI sobre a emergência de comportamento de falante após a aprendizagem do comportamento de ouvinte. | - |
| Descrição: dc.description | Listener repertoires (i.e., behavior controlled by auditory verbal stimuli) and speaker repertoires (i.e., emitting verbal behaviors) constitute behavioral cusps and the integration between these constitute capabilities of great social importance. People with Autism Spectrum Disorder (ASD) can demonstrate functional independence between listener and speaker repertoires. Multiple Exemplar Instruction (MEI) can promote interdependence between these operants and the emergence of tact (behavior under the control of non-verbal stimuli) after listener training.The literature has recorded different amounts of exposure to teaching via MEI as well as different operators in the teaching structure. This study verified the MEI effect on the interdependence between listening and speaking and the emergence of touch in children with ASD. Three children participated (P1: 4 years old, girl, VBMAPP level 1; P2: 4 years old, boy, VBMAPP level 1; P3: 5 years old, boy, VBMAPP level 1). Teaching and testing of selectionbased, echoic, and tact-based listener tasks were performed via Magnólia software with three sets of stimuli. The procedure was: listener, tact and echoic pre-test (three sets); listener training/tact and echoic testing (set 1); MEI of listener/tactile/echoic (set 2); tact and echoic test (set 1); listener training/tact and echoic testing (set 3); post-tests (three sets). The pre-tests showed variability between the listening, speaking and tact operants at around 60% correct; listener training increased the percentage of correct tacts (80% for two participants); after exposure to the MEI with a single set of stimuli, integration between listener and speaker (set 2) and tacts with 100% accuracy for the three participants (set 3) was observed, demonstrating the potential of the MEI on the emergence of behavior speaker after learning listener behavior. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrução por Múltiplos Exemplares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emergência de tato | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento verbal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instruction by multiple exemplars | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tact emergency | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autism Spectrum Disorder | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Verbal behavior | - |
| Título: dc.title | Emergência de tato após Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com Transtorno do Espectro Autista | - |
| Título: dc.title | Tact Emergency After Multiple Exemplar Instruction in Autism Spectrum Disorder Children | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: