Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Augusto Cesinando de | - |
Autor(es): dc.creator | Fumis, Henrique José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:21:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:21:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251453 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251453 | - |
Descrição: dc.description | Recentemente a BNCC incluiu os Jogos Eletrônicos (JEs) como um objeto de conhecimento da Educação Física, e os currículos estaduais começaram a propor aulas para esse conteúdo. Embora os recentes estudos apresentem dados favoráveis à utilização dos JEs na Educação Física Escolar (EFE), ainda existem lacunas sobre como os JEs devem ser abordados e se de fato, na perspectiva do estudante, esse objeto de conhecimento faz sentido para a EFE. O objetivo do presente estudo é analisar a possibilidade de utilização dos JEs na EFE e promover o uso destes nas aulas para ampliar as possibilidades de prática. Um questionário eletrônico foi aplicado inicialmente para caracterização dos participantes, considerando o acesso a equipamentos eletrônicos, os meios que utilizam para acessar os JEs, o tempo gasto com JEs diariamente, o nível de atividade física e os jogos e brincadeiras que mais gostam nas aulas. Após o questionário os alunos foram submetidos a uma intervenção de 10 aulas de Educação Física com o tema: JEs. Por fim, os estudantes realizaram uma autoavaliação e avaliaram também essa intervenção, através de um questionário, onde puderam apontar como foram as aulas, pontos positivos e negativos, sugerir ideias e apontar se os JEs realmente devem integrar as aulas de Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | Recientemente, la BNCC incluyó los Juegos Electrónicos (JEs) como objeto de conocimiento en Educación Física, y los planes de estudio estatales comenzaron a proponer clases para este contenido. Si bien estudios recientes presentan datos favorables al uso de los JE en la Educación Física Escolar (EFE), aún existen lagunas sobre cómo deben abordarse los JE y si, de hecho, desde la perspectiva del alumno, este objeto de conocimiento tiene sentido para la EFE. El objetivo del presente estudio es analizar la posibilidad de utilizar los JE en EFE y promover su uso en las clases para ampliar las posibilidades de práctica. Inicialmente se aplicó un cuestionario electrónico para caracterizar a los participantes, considerando el acceso a los equipos electrónicos, los medios que utilizan para acceder a los JE, el tiempo diario que pasan con los JE, el nivel de actividad física y los juegos y actividades que más disfrutan en clase. Después del cuestionario, los estudiantes fueron sometidos a una intervención de 10 clases de Educación Física con el tema: JEs. Finalmente, los alumnos realizaron una autoevaluación y también evaluaron esta intervención, a través de un cuestionario, donde pudieron señalar cómo fueron las clases, puntos positivos y negativos, sugerir ideas y señalar si realmente los JEs deberían formar parte de las clases de Educación Física. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juegos electrónicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuela | - |
Título: dc.title | Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar | - |
Título: dc.title | Efectos de los juegos electrónicos en las clases de educación física escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: