Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Osti, Andréia | - |
Autor(es): dc.creator | Penteado, Isabela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:02:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:02:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251429 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251429 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar os processos de alfabetização para alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA), de forma a compreender aspectos facilitadores desta tarefa, a partir de trabalhos acadêmicos. O objetivo pautou-se em analisar dissertações, teses e artigos sobre os processos de alfabetização e sobre o Transtorno do Espectro Autistas (TEA. Foram trabalhadas algumas questões sociais em que são mostradas algumas dificuldades no âmbito da comunicação e educação e as leis que foram criadas para enfatizar os direitos de pessoas autistas. E por fim iremos refletir sobre o processo da alfabetização e aos poucos aprofundando na questão da alfabetização de autistas mostrando métodos didáticos, que auxiliam no processo de alfabetização , ainda no quesito educação falaremos um pouco sobre a formação do docente e de que forma isso afeta o processo de alfabetização, essas fontes foram identificadas por meio de consultas a bases de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), abrangendo publicações relacionadas ao tema. | - |
Descrição: dc.description | This undergraduate thesis aimed to analyze literacy processes for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), aiming to understand facilitative aspects of this task based on academic works. The objective was to examine dissertations, theses, and articles on literacy processes and Autism Spectrum Disorder (ASD). Some social issues were addressed, highlighting difficulties in communication and education, along with laws created to emphasize the rights of autistic individuals. Finally, we will reflect on the literacy process, gradually delving into the issue of literacy for individuals with autism, demonstrating didactic methods that aid in the literacy process. Regarding education, we will also touch upon teacher training and how it affects the literacy process. These sources were identified through searches in databases such as the Scientific Electronic Library Online (SciELO), covering publications related to the topic. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism spectrum disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Título: dc.title | O processo de alfabetização em crianças autistas | - |
Título: dc.title | The literacy process of autistic children | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: