
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pedrosa, Renata | - |
| Autor(es): dc.contributor | Instituto de Artes | - |
| Autor(es): dc.creator | Lustosa, Naomi | - |
| Autor(es): dc.creator | Barcelar, Jenis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:36:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:36:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251418 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251418 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta nossas experiências didáticas como arte-educadoras no escopo do ensino não formal, atravessadas pela compreensão e investigação do conceito de Afeto na filosofia, na educação e nas artes visuais. Partimos da hipótese de que o afeto e a prática artística são agentes de revolução política e social, com reverberações coletivas e individuais. A partir de duas oficinas, Caminhos Possíveis: Intervenções em Fotografias e Caminhos Possíveis: Intervenções em Livros, a pesquisa investiga as potencialidades poéticas e afetivas da fotografia, da escrita e do livro, como suporte para intervenções e criações artísticas e como agentes dessas mudanças, tocando as subjetividades individuais, bem como produzindo efeitos que podem se expandir para o coletivo. Seguimos então, com um olhar sensível para o ensino-aprendizado, estimuladas por perguntas acerca das percepções e das relações que nos atravessam, a fim de olhar para novas perspectivas didáticas. | - |
| Descrição: dc.description | This research presents our didactic experiences as art educators within the scope of non-formal education, guided by an understanding and investigation of the concept of Affection in philosophy, education, and visual arts. We start from the hypothesis that affection and artistic practice are agents of political and social revolution, with collective and individual reverberations. Through two workshops, "Possible Paths: Interventions in Photography" and "Possible Paths: Interventions in Books," the research explores the poetic and affective potential of photography, writing, and books as mediums for artistic interventions and creations, as well as agents of these changes, touching individual subjectivities while producing effects that can extend to the collective. We proceed with a sensitive approach to teaching and learning, driven by questions about the perceptions and relationships that intersect with us, in order to explore new didactic perspectives. | - |
| Descrição: dc.description | Questa ricerca presenta le nostre esperienze didattiche come educatori artistici nel contesto dell'insegnamento non formale, guidate dalla comprensione e dall'indagine del concetto di Affetto nella filosofia, nell'educazione e nelle arti visive. Partiamo dall'ipotesi che l'affetto e la pratica artistica siano agenti di rivoluzione politica e sociale, con riverberi collettivi e individuali. Attraverso due laboratori, "Possibili Percorsi: Interventi nella Fotografia" e "Possibili Percorsi: Interventi nei Libri", la ricerca esplora il potenziale poetico e affettivo della fotografia, della scrittura e dei libri come mezzi per interventi artistici e creazioni, nonché agenti di questi cambiamenti, toccando le soggettività individuali mentre producono effetti che possono estendersi al collettivo. Proseguiamo con un approccio sensibile all'insegnamento e all'apprendimento, guidati da domande sulle percezioni e sulle relazioni che ci attraversano, al fine di esplorare nuove prospettive didattiche. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educadoras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afeto (Psicologia) | - |
| Título: dc.title | Entre o imagético e o poético: o afeto como caminho possível na educação artística | - |
| Título: dc.title | Between the imaginary and the poetic: affection as a possible path in art education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: