Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chaluh, Laura Noemi | - |
Autor(es): dc.creator | Godói, Camila Cristofoletti de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251414 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251414 | - |
Descrição: dc.description | Este projeto tem como objetivo geral compreender as contribuições das práticas de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na formação dos estudantes observando os modos de organizar propostas metodológicas atentas à formação de sujeitos leitores. A pesquisa assume uma abordagem de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de levantamento bibliográfico de artigos científicos, no idioma português, com o recorte dos anos de 2016 à 2022, na plataforma Google Acadêmico. Com base nos artigos analisados, foi possível refletir que as práticas de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental oportunizam o aprendizado significativo da leitura, buscando a apresentação e a reflexão dos distintos conhecimentos adquiridos pelos alunos, desenvolvendo o senso crítico, criativo, cultural, econômico e político em cada ser social, ampliando a compreensão de seu meio e permitindo que este aja de forma transformadora diante de seu entorno social. | - |
Descrição: dc.description | This project has the general objective of understanding the contributions of reading practices in the Early Years of Elementary School in the formation of students, observing the ways of organizing methodological proposals attentive to the formation of reader subjects. The research assumes a bibliographical research approach carried out through a bibliographical survey of scientific articles, in the Portuguese language, with the cut of the years 2016 to 2022, on the Google Scholar platform. Based on the articles analyzed, it was possible to reflect that the practices of literary reading in the early years of Elementary School provide opportunities for meaningful reading learning, seeking the presentation and refrection of the different knowledge acquired by students, developing critical, creative, cultural, economic sense and political in each social being, broadening the understanding of its environment and allowing it to act in a transforming way in the face of its social environment. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comprehensive training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
Título: dc.title | Práticas de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental e suas contribuições | - |
Título: dc.title | Reading practices in the early years elementary education and its contributions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: