
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brancatti, Paulo Roberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Weyh, Graziane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:24:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:24:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251399 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/0955723507430705 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-1536-7377 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251399 | - |
| Descrição: dc.description | A Educação Física é uma disciplina que faz parte da grade curricular das escolas brasileiras. Enquanto área de conhecimento é dotada de saberes, as quais devem fazer parte do repertório acadêmico do aluno. Contudo, sabe-se que ainda existem alguns entraves em relação à participação dos alunos nas aulas de Educação Física. Desta forma, questiona-se: como podemos efetivar o conhecimento acerca dos saberes relacionados à disciplina de Educação Física se na escola ocorre o afastamento das práticas corporais? O planejamento participativo, através do diálogo, com a construção conjunta entre os atores envolvidos diretamente no ensino aprendizagem, professor e aluno, resultará em uma maior participação nas aulas de Educação Física? Diante disso, o presente projeto visa a Ressignificação da participação dos discentes nas aulas de Educação Física por meio do Planejamento Participativo. Para tanto, objetivou-se identificar a concepção que os estudantes possuem da disciplina de Educação Física; Identificar quais os motivos que levam os alunos a não participarem das aulas, assim como descrever as ações da implementação do planejamento participativo nas aulas de EF com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando o método pesquisa-ação. A amostra foi composta por 32 alunos, de ambos os gêneros, matriculados no Ensino Médio, de uma escola estadual, localizada na cidade de Paranaguá, Paraná. A coleta de dados ocorreu em dois momentos distintos: 1º- Aplicou-se dois questionários com questões abertas e fechadas aos participantes, com o objetivo de identificar a concepção que os alunos possuem da disciplina Educação Física e identificar os motivos de não participação nas vivências práticas das aulas de Educação Física. Concomitantemente à aplicação do primeiro questionário houve a elaboração do roteiro organizacional do Planejamento Participativo. O segundo questionário foi aplicado após intervenção. As respostas abertas foram submetidas a análise descritiva e as fechadas foram tabuladas e apresentadas em forma de porcentagem; 2º- Procedeu-se o estudo de uma unidade temática oriunda da BNCC, por meio de um planejamento colaborativo entre pesquisadora e participantes, durante 19 aulas. Utilizou-se como registro o diário de campo. Os resultados indicaram que durante o processo houve o envolvimento dos alunos e a efetiva participação dos mesmos na realização de vivências práticas das aulas o que nos possibilita concluir que o planejamento participativo é uma ação que pode e deve ser utilizada como alternativa para a superação do afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física pelos docentes desta disciplina. | - |
| Descrição: dc.description | Physical Education is a subject that is part of the curriculum in Brazilian schools. As an area of knowledge, it is endowed with knowledge, which must be part of the student's academic repertoire. However, it is known that there are still some obstacles in relation to students' participation in Physical Education classes. In this way, the question is: how can we achieve knowledge about knowledge related to the discipline of Physical Education if there is a movement away from bodily practices at school? Will participatory planning, through dialogue, with joint construction between the actors directly involved in teaching and learning, teacher and student, result in greater participation in Physical Education classes? In view of this, this project aims to redefine the participation of students in Physical Education classes through Participatory Planning. To this end, the objective was to identify the conception that students have of the Physical Education discipline; Identify the reasons that lead students not to participate in classes, as well as describe the actions of implementing participatory planning in Physical Education classes with high school students at a public. This is a qualitative research using the action research method.The sample consisted of 32 students, of both genders, enrolled in high school at a state school, located in the city of Paranaguá, Paraná. Data collection occurred at two different moments: 1st - Two questionnaires with open and closed questions were administered to the participants, with the aim of identifying the students' conception of the Physical Education discipline and identifying the reasons for not participating in practical experiences of Physical Education classes. Concomitantly with the application of the first questionnaire, the organizational guide for Participatory Planning was drawn up. The second questionnaire was applied after intervention. Open responses were subjected to descriptive analysis and closed responses were tabulated and presented as a percentage; 2nd- A thematic unit from the BNCC was studied, through collaborative planning between the researcher and participants, during the course of 19 classes, where the field diary was used as a record. The results indicated that during the process there was the involvement of students and their effective participation in carrying out practical experiences in classes, which allows us to conclude that participatory planning is an action that can and should be used as an alternative to overcoming the problem. removal of students from Physical Education classes by teachers of this subject. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento participativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participatory planning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School physical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
| Título: dc.title | A ressignificação da participação dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física por meio do planejamento participativo | - |
| Título: dc.title | Re-signifying the participation of high school students in physical education classes through participatory planning | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: