Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Augusto Cesinando de | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno Filho, Luiz Edgard | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:13:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:13:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251398 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251398 | - |
Descrição: dc.description | A vida moderna atual causa mudanças significativas na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Estudos apontam para influências negativas na falta da prática de atividades físicas e exercícios físicos, em especial com a redução na quantidade de aulas de Educação Física nas escolas. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo verificar a qualidade de vida de alunos/atletas egressos de Treinamento Esportivo, realizadas em contra turno escolar, em uma instituição da rede pública estadual, na cidade de Londrina-PR. A coleta de dados foi através dos seguintes instrumentos: uma ficha de anamnese, socioeconômica e o questionário The World Health Organization Quality of Life versão breve (WHOQOL-bref) aplicados em uma amostra de 27 alunos egressos nas modalidades do Atletismo e do Badminton, praticantes no período de 2014 a 2019. O WHOQOL-bref é um questionário com 26 questões que avaliam 4 domínios (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente). As análises dos resultados obtidos pelos instrumentos de pesquisa oportunizaram a compreensão da qualidade de vida desses egressos. A produção de uma cartilha com orientações sobre os resultados levantados e sugestões de encaminhamentos para a manutenção ou melhoria nos índices de qualidade de vida será produzida. | - |
Descrição: dc.description | La vida moderna actual provoca cambios significativos en la calidad de vida de los niños y adolescentes. Los estudios apuntan a influencias negativas en la falta de actividad física y ejercicio físico, especialmente con la reducción en el número de clases de educación física en las escuelas. En vista de esta realidad, el presente estudio tuvo como objetivo verificar la calidad de vida de los estudiantes/atletas que se graduaron de Entrenamiento Deportivo, realizado en un turno de contraescuela, en una institución de la red pública estatal, en la ciudad de Londrina-PR. La recolección de datos fue a través de los siguientes instrumentos: anamnesis, forma socioeconómica y el cuestionario La versión corta de Calidad de Vida de la Organización Mundial de la Salud (WHOQOL-bref) aplicó a una muestra de 27 estudiantes graduados en las modalidades de Atletismo y Bádminton, practicantes en el período de 2014 a 2019. El WHOQOL-bref es un cuestionario con 26 preguntas que evalúa 4 dominios (físico, psicológico, relaciones sociales y entorno). El análisis de los resultados obtenidos por los instrumentos de investigación verificó la comprensión de la calidad de vida de estos graduados. La producción de un folleto con orientación sobre los resultados planteados y sugerencias de referencias para el mantenimiento o mejora de los índices de calidad de vida. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades de contraturno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinamento esportivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egressos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calidad de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades fuera del horário laboral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formación deportiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egresados | - |
Título: dc.title | Impacto do treinamento esportivo escolar no contraturno em alunos egressos do ensino público estadual | - |
Título: dc.title | Impacto de la formación deportiva extraescolar en los estudiantes egresados de la educación pública estatal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: