Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, José Fernando Siqueira da | - |
Autor(es): dc.contributor | . | - |
Autor(es): dc.creator | Corne, Julia de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:19:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:19:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251387 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251387 | - |
Descrição: dc.description | Esse projeto tem como objetivo refletir acerca da discussão da temática indígena no Serviço Social. À medida que o Brasil historicamente promoveu um verdadeiro genocídio das comunidades indígenas, no contexto atual é fundamental debater a questão e pensar como a categoria profissional tem se portado diante as suas demandas e necessidades; um debate que pressupõe o reconhecimento da cidadania desses povos e a relevância do acesso aos seus direitos sociais. Neste estudo, far-se-á um levantamento de teses e pesquisas – produzidos pelos órgãos representativos da profissão e pelos profissionais e estudantes da área –, para verificar a existência, o teor e a profundidade dos debates feitos pela categoria sobre a temática. A pesquisa também se propõe realizar entrevistas com profissionais do Serviço Social indígenas, com o objetivo de apontar perspectivas e revelar/analisar experiências sobre as duas bases temáticas centrais do estudo: O Serviço Social e a Questão Indígena. | - |
Descrição: dc.description | This project aims to reflect on the discussion of the indigenous theme in Social Work. As Brazil has historically perpetrated a true genocide against indigenous communities, it is essential in the current context to debate this issue and consider how the professional category has responded to their demands and needs. This debate presupposes the recognition of the citizenship of these peoples and the relevance of access to their social rights. In this study, a survey of theses and research produced by representative organizations of the profession, as well as by professionals and students in the field, will be conducted to assess the existence, content, and depth of the debates carried out by the category on the subject. The research also aims to conduct interviews with indigenous Social Work professionals to highlight perspectives and reveal/analyze experiences regarding the two central thematic bases of the study: Social Work and the Indigenous Question. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questão indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questão Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous Question | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Issue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous | - |
Título: dc.title | "Um foguinho nascendo, uma sementinha plantada": o debate da questão indígena no Serviço Social brasileiro | - |
Título: dc.title | "A little fire being born, a little seed planted": the debate on the indigenous issue in Brazilian Social Service | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: