Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miarka, Roger | - |
Autor(es): dc.creator | Casal, João Roberto Bêta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:33:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:33:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251379 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251379 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa se ocupa em problematizar a escrita acadêmica em Educação Matemática. Para tal, se permite movimentar por encontros com teses e dissertações e entrevista e... a fim de experienciar junto aos modos diversos de escritura. Em uma pesquisa em devir nômade, opera metodologicamente no campo da experimentação, por meio de um movimento de exploração de modos diferentes de estar e produzir no mundo. Para isso, se vale de entrevistas com os líderes de três grupos de pesquisas que assumem uma preocupação estética na escrita de suas pesquisas, a dizer: o Grupo Travessia, da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Grupo Escrileituras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o Coletivo Cronopies+, da Universidade Estadual Paulista. Opera com seções em formas de sessões de análise, escapes nomeados de devaneios e experimentações com a escrita em uma pesquisa que versa sobre a própria escrita disparadas pela entrevista com cada grupo. Assume a análise da própria pesquisa e escrita enquanto produção de singularidades, sem a tentativa de produção de uma verdade sobre o tema da pesquisa. Assim, o trabalho se encontra junto a grupos de pesquisa que se ocupam em pensar a escrita acadêmica de uma outra maneira, não emitindo juízo de valores, mas operando junto à diferença. Com isso, espera explorar potências em habitar a academia de uma outra maneira materializadas pela escrita, assim como vislumbrar potencialidades de produção de outras academias e de outras vidas. | - |
Descrição: dc.description | This research deals with problematizing academic writing in Mathematics Education. To this end, it allows moving through encounters with theses and dissertations and interviews and ... in order to experience together the different modes of writing. In a research on a nomadic becoming, it operates methodologically in the field of experimentation, through a movement of exploration of different ways of being and producing in the world. For this, it uses interviews with the leaders of three research groups that assume an aesthetic concern in the writing of their research, namely, the Travessia Group, from the Federal University of Juiz de Fora, the Escrileituras Group, from the Federal University of Rio Grande do Sul, and Coletivo Cronopies+, from the State University of São Paulo. It operates with sections in the form of analysis sessions, named escapes from daydreams and experimentation with writing in a research that deals with writing itself triggered by the interview with each group. It assumes the analysis of research and writing itself as the production of singularities, without the attempt to produce a truth about the research theme. Thus, the work is together with research groups that are concerned with thinking about academic writing in a different way, not issuing value judgments, but operating along the difference. With this, it expects to explore potentialities in inhabiting the academy in another way materialized by writings, as well as envisioning the production potential of other academies and other lives. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da diferença | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politics of writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy of difference | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic writing | - |
Título: dc.title | Escritas em divã: encontros ético-estético-político em educação matemática | - |
Título: dc.title | Writings on couch: ethical-aesthetic-political encounters in mathematics education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: